Formação em práticas laboratoriais na UFT de Gurupi capacita professores da rede estadual e potencializa ensino científico

Tocantins

08.05.2024

Professores da rede estadual de Gurupi participam de formação promovida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Gurupi, focada no uso dos Kits de Laboratório de Química, Física e Biologia. A iniciativa realizada de 6 a 9 de maio visa capacitar educadores para explorar de forma eficaz e segura os recursos laboratoriais, promovendo um ensino mais dinâmico e enriquecedor para os estudantes.

A formação, realizada no laboratório do campus, proporcionou aos participantes uma imersão prática em diversas técnicas laboratoriais, incluindo experimentos, análises de dados e medidas de segurança. Essa abordagem visa não apenas aprofundar a compreensão dos conceitos científicos, mas também prevenir acidentes e garantir a integridade dos equipamentos, prolongando sua vida útil.

A técnica Darlene de Carvalho Silva destacou que a formação vai além dos dias de encontros, iniciando-se com vídeos gravados pelos professores da UFT após extensivos testes experimentais e gravações no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho. 

“Os professores da UFT continuarão auxiliando nossas unidades escolares para esclarecer suas dúvidas e também continuarão fornecendo novos vídeos dos vários equipamentos recebidos”, completou a técnica.

A participação ativa na formação foi ressaltada pela coordenadora de Área de Ciências da Natureza da Escola Indígena Ijanari, Sinaria Divina Silva Pinto, destacando a importância da aprendizagem prática. “Com essa metodologia, desperta-se maior interesse do aluno em adquirir novos saberes, levando a novos conhecimentos e interesses”, disse.

Para o Superintendente Regional de Educação da região Sul do Estado, Antônio Carlos Pakalolo, essa formação é importante, pois “promove um aprendizado significativo e maximiza o potencial educacional dos kits laboratoriais, contribuindo assim para o avanço da educação no Tocantins”.

O evento contou com a participação de especialistas, como Ana Maria da Silva Maia, Carmes Ana da Rosa Batistella, Chrystian de Assis Siqueira, Elainy Cristina Alves Martins Oliveira, Fabiano Kenji Nohama, Gleice Lorena Gonçalves Tavares Botelho, Mônica Alessandra Silva Alencar Marques e Vanessa Mara Chapla, atuantes na Universidade.

 

Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins