Formação em Inteligência Artificial capacita docentes para uso de ferramentas, em Alto Paraíso

Rondônia

20.06.2024

Com o objetivo de fomentar o uso de recursos tecnológicos baseados em Inteligência Artificial (IA), no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ariquemes promoveu, na segunda-feira (17), uma formação sobre Inteligência Artificial na Educação, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Custódio Gabriel Filho, em Alto Paraíso.

As professoras formadoras Silvana Lopes, Adriana Frota e Adriana Menezes conduziram a capacitação, apresentando aos docentes diferentes ferramentas de IA, como Teachy, ChatGPT, Gamma App e Luzia. O objetivo é auxiliar os alunos no uso eficaz dessas tecnologias, ao mesmo tempo em que abordam os desafios e problemas que a inteligência artificial pode representar na educação.

Durante a formação, a professora Silvana Lopes questionou os presentes sobre o conhecimento prévio do ChatGPT. Dos 14 docentes participantes apenas três conheciam a ferramenta, representando aproximadamente 21% do grupo. A capacitação foi bem recebida e os professores demonstraram satisfação com os conteúdos aprendidos.

USO TÉCNICO

Além de ensinar o uso técnico das ferramentas, a formação enfatiza a importância do pensamento crítico, e incentiva os professores a orientarem seus alunos a questionar a precisão e a imparcialidade das ferramentas de IA, compreendendo o contexto dos assuntos abordados. O impacto da formação reflete em mudanças na percepção dos docentes sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação (TDIC’s) no ensino, marcando um avanço na educação do município.

Para a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, “é  fundamental que os professores estejam preparados para utilizar as tecnologias mais avançadas em sala de aula. A formação contínua é essencial para que possamos proporcionar uma educação de qualidade e adaptada às demandas do século 21”, afirmou.