ES
10.10.2019A
Formação do Currículo do Espírito Santo, que tem mais de 28 mil cursistas entre
profissionais da educação da Rede Estadual e dos municípios que pactuaram com o
regime de colaboração, tem gerado oportunidades formativas e redes que se
estabelecem e se fortalecem no contexto da educação estadual capixaba. Esses
cursistas atuam como Docentes Cursistas Articuladores (DCAs) nas unidades
escolares.
A Superintendência Regional de Educação (SRE) Linhares aguardava a ação
formativa com muita expectativa, disseram as supervisoras escolares Patrícia
dos Santos e Maria Davina Pandolfi. “Sabemos da importância da implantação do
documento nas escolas do estado e, por isso, nos dedicamos em realizar o estudo
da melhor forma possível”, disse Patrícia dos Santos.
A distribuição da formação on-line
e presencial proporcionou a adesão ao estudo por um grande número de
professores da Rede. Passado o momento de adesão, divulgação e entendimento da
dinâmica da formação, a regional se dedicou ao apoio aos DCAs. Os
encontros presenciais de estudos nas escolas e o conteúdo disponível no
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) começaram a provocar questionamentos
sobre conceitos e práticas formativas que impactam no trabalho do docente e nos
processos de ensino e de aprendizagem.
Diante dos relatos de experiências trazidos pelos DCAs, a regional sentiu a
necessidade de fazer um encontro presencial na Superintendência, para que
depois pudessem replicar nas escolas e, de posse dos roteiros de estudos dos
módulos disponibilizados pela equipe de formação, acrescentarem conceitos que deveriam ser
retomados, problematizados e discutidos.
“Abordamos a ideia de equidade, as dimensões para educação em sua integralidade
e as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levamos a
versão impressa do currículo e da BNCC, direcionamos questionamentos,
diferenças e similitudes entre os documentos. O encontro na SRE Linhares contou
com a presença de 80 DCAs. Foi um momento rico de diálogo, crescimento e
aprendizagem”, contou Patrícia dos Santos.
O docente articulador Diogo Quarto da Silva, do município de Iúna, também relatou a prática da formação. “O mais positivo tem sido a forma de aproveitar o tempo disponível do professor de acordo com sua realidade. Parte da formação acontece de forma on-line, pela qual o professor tem acesso ao material de estudo em horários e ambientes flexíveis, outra parte desenvolvida durante seus planejamentos, o que facilita, possibilita e incentiva o debate entre os docentes cursistas”, afirmou.
Durante
o período de formação, a SRE de Cachoeiro de Itapemirim buscou um estudo da
proposta da nova BNCC à procura de uma melhora na educação oferecida pelas as
escolas da Rede Estadual e Municipal, além de aprimorar e estimular o
desenvolvimento de competências e habilidades dos professores, coordenadores,
pedagogos, visando um compromisso com a qualidade da educação, especificamente
na etapa da educação básica. Para tanto, o processo formativo proposto contou
com quatro temas a serem estudados e analisados: Educação Integral;
Competências Gerais; Matriz de Saberes (competências socioemocionais) e os
Temas Integradores.
Inicialmente os cursistas foram orientados a navegar na plataforma AVA, a
partir daí tiveram acessos a alguns vídeos e livros de estudos e a realização
de algumas atividades.
“Tivemos momentos de problematização, organização e aplicação do conhecimento
adquirido, e, através das análises dos planos de ensinos pudemos observar o que
praticamos e o que ainda não praticamos em nossa escola em relação à nova
proposta e o que ainda não estava contemplado nos nossos planos de ensino. Esse
momento foi enriquecedor para nós, dessa forma, podemos refletir em nossas
ações e elencarmos outras que podem favorecer e enriquecer nossa prática a
partir dos conceitos introdutórios do novo currículo”, explicou a docente cursista articuladora,
Rosângela Ribeiro.
O município de Jaguaré, com o parecer do Conselho Municipal de Educação, aderiu
ao movimento de Pactuação entre Estado e municípios para implementação do
currículo da Rede Municipal, e neste ano de 2019 confirmou a parceria através
da Repactuação dos trabalhos. As docentes articuladoras são Eliana Salvador
Ferrari e Evanieli Valiatti Candeias.
“A ação formativa está sendo uma experiência de fortalecimento para as práticas
pedagógicas existentes no município e consequentemente, aquisição de maiores
conhecimentos a partir das teorias estudadas”, destacou Eliana Salvador Ferrari.
Informações
à imprensa:Assessoria
de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/
gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br