Na manhã desta quinta-feira, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, falou sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente, durante a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). “Entre os meses de fevereiro e março de 2012 será aplicado um pré-teste, em várias cidades do país, dos itens de comporão a prova. Somente depois, é que a matriz de referência terá sua versão final definida”, informou Malvina.
A proposta geral é que cada rede estadual e municipal interessada em utilizar a prova fará a adesão junto ao Inep. Caberá às próprias redes abrirem os editais para seus próprios concursos, indicando que utilizarão a prova do Inep. Os candidatos poderão se inscrever para a prova do Inep e para todos os demais concursos que quiserem.
“A matriz de referência está sendo construída com a participação de diversas instituições, entre elas, Consed, Undime e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)”, destacou Malvina. A prova será composta por questões envolvendo organização e gestão do trabalho pedagógico; políticas educacionais; desenvolvimento e aprendizagem; língua portuguesa e seu ensino; matemática e seu ensino; história e seu ensino; geografia e seu ensino; ciências e seu ensino; educação física e seu ensino; arte e seu ensino.
Acesse a apresentação sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente.
III Reunião Ordinária do Consed
O encontro começou nesta quarta-feira, em Bonito (MS). Na abertura, a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, afirmou que o encontro também é uma prestação de contas dos sete meses da atual gestão.
“Neste ano tivemos avanços. Apresentamos alternativas para os problemas que enfrentamos e discutimos temas como piso salarial, transporte e alimentação escolar”, disse. Maria Nilene também destacou a parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Buscamos um diálogo constante para que a Educação aconteça da melhor maneira nos estados e municípios”, destacou.
A solenidade contou com a presença do governador do MS, André Puccinelli. “As discussões do Consed são importantes para alavancarmos soluções para os problemas relacionados à Educação e para que cada vez mais tenhamos uma Educação de qualidade”, ressaltou. “A Educação deve ser prioridade absoluta. É por meio dela que podemos solucionar mazelas em outras áreas”, afirmou o governador.
A mesma opinião foi expressada pelo prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo. “O Brasil só será um país desenvolvido quando resolver a questão da Educação”, disse o prefeito.
“É muito importante que o regime de colaboração entre União, estados e municípios saia do papel”, analisou a presidente da Undime, Cleuza Repulho, que também destacou a parceria com o Consed.
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, destacou que os “esforços dos governos federal, estaduais e municipais para a melhoria da qualidade do ensino vem alcançando resultados e a Educação avançou nos últimos anos”.
A reunião prossegue até esta sexta-feira, 23/9.
Leia também:
III Reunião Ordinária do Consed começa nesta quarta-feira
Ascom/Consed
23/09/2011