Formação continuada reforça inclusão e fecha ciclo de 2025 na REE

Mato Grosso do Sul

19.11.2025

A Rede Estadual de Ensino encerra o ciclo formativo de 2025 para professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) para estudantes com deficiência auditiva e visual.

O encontro híbrido aconteceu em Campo Grande e foi marcado por momentos de reforço do uso de tecnologias voltadas para melhorias no aprendizado pedagógico.

Organização e avaliação

A disponibilização de formulários de avaliação, lista de presença e a atualização de dados dos participantes contribuíram para o monitoramento da formação e foram oferecidos pela técnica do Núcleo de Formação, Fabiany de Aquino Pereira.

O evento inovou com a oportunidade de acompanhamento em salas virtuais de reunião.

Participação ativa dos professores

A técnica ouvinte do AEE, Ana Paula Ranzani Fernandes Portes, enfatiza a importância da presença e envolvimento de cada professor no processo de desenvolvimento dos estudantes.

“Cada professor soma no aprendizado de cada estudante”, concluiu Ana Paula.

Veja as temáticas direcionadas ao aprimoramento imediato da prática pedagógica no Formação Continuada:

• ‘Recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem’, com a professora Roseli Leal, do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação).

• ‘Tecnologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem’, com a professora Andressa Sousa, do CAS.

Resultado pedagógico

A relevância da formação continuada foi lembrada pela gerente pedagógica do CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento a Pessoas com Surdez), Daniela Silva da Costa.

“Esse projeto é pela qualificação do trabalho com cada estudante surdo e reconhecer o empenho das equipes do Núcleo de Formação e do AEE”, ressaltou Daniela.

Os professores do AEE agradecem ao CAS pelas palestras e pelo suporte oferecido durante todo o ano, destacando a aplicabilidade dos conteúdos na rotina escolar.

A SED e o CAS encerram as atividades reafirmando o compromisso com a educação inclusiva voltada a estudantes surdos e indígenas e iniciam os preparativos para 2026 com foco em novas conquistas.

Gilberto Junior, SED

Foto: arquivo escolar