Formação Continuada
28.01.2021Mais de 2 mil profissionais de apoio pedagógico da rede estadual de Educação iniciam, na próxima sexta-feira (29/1), o curso on-line “O Papel do Profissional de Apoio Pedagógico na Educação Especial”.
A formação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e busca alinhar a atuação desses diferentes profissionais no atendimento a estudantes com Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência Múltipla e Paralisia Cerebral.
“Esse curso está muito bem estruturado”, reforça a superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais, Núbia Rejaine. De acordo com ela, todos os módulos foram pensados para abranger as especificidades das funções e dar base ao desempenho desses profissionais dentro das escolas.
Além da definição da atuação dos diversos profissionais de apoio pedagógico, a formação deve abordar temas relacionadas ao embasamento teórico-legal das funções, à flexibilização de atividades, e as orientações para a qualidade dos registros de atendimento.
Segundo a gerente de Educação Especial da Seduc, Mércia Rosana Chavier, a principal meta da equipe é garantir que os profissionais de apoio em todo o Estado trabalhem de forma alinhada e seguindo as mesmas diretrizes. “Vai alinhar, por exemplo, a qualidade dos registros. Alguns (profissionais) faziam excelentes registros e outros nem faziam”, conta a gerente.
Desenvolvido pela Seduc, por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais e o Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação, o curso será ministrado em formato EaD e atenderá tanto os profissionais efetivos, quantos os contratos temporários.
Para participar da formação, os profissionais de apoio pedagógico devem preencher formulário de inscrição até a próxima sexta-feira (29). O curso tem carga horária de 40 horas e será encerrado no dia 31 de março.
Essa ação atende as metas 11 e 12 do Plano Estadual de Educação (PEE) e as metas 4 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE).