Paraíba
02.07.2024ASecretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) divulgou, nesta terça-feira (02), os resultados da edição 2024 da Festa Literária da Rede Estadual (Flirede), destacando a participação ativa e a criatividade de estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Instituída pelo Decreto nº 40.002/2020, a Flirede tem o objetivo de promover a leitura literária e fortalecer os laços culturais com a produção literária local, incentivando o protagonismo dos alunos através da escrita. O concurso deste ano homenageia os 180 anos do artista paraibano Pedro Américo com o tema "Pedro Américo: das telas às páginas, 180 anos de história". No total, mais de 250 participantes, entre professores e estudantes, estão entre os vencedores. Confira a lista completa em bit.ly/Flirede2024.
A edição atual do concurso literário, regulamentado pelo Edital nº 010/2024 – SEE/PB, contou com a inscrição de 3.432 produções, divididas entre 272 escolas das 16 Gerências Regionais de Educação, um aumento significativo de 67% em relação à edição anterior. Estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação para Pessoas Privadas de Liberdade participaram nas categorias Fliredinha, Flirede Estudantes e Flirede Professores, submetendo ilustrações, poemas, crônicas e apresentações de slam. A comissão julgadora selecionou 57 produções da Fliredinha, 96 textos de professores e mais de 100 produções de estudantes, que serão publicados na antologia "Flirede 2023/2024".
A estudante Yonara Silva, da EEEM Severino Gregório Dantas, em Picuí (4ª GRE), está entre as vencedoras da nova categoria do concurso, o slam, que irá constar na antologia e em vídeos que serão publicados na página da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) no YouTube. "Esse trabalho foi uma das melhores experiências que já vivi na escola, com muito aprendizado! Consegui conhecer um pouco mais sobre Pedro Américo, além de ter saído da cidade onde moro e ter ido conhecer a cidade natal do artista. Além disso, foi uma grande oportunidade de mostrar o meu talento e habilidade para a construção de versos e mostrar a poesia através da oralidade. As vivências, estudos e partilhas em sala de aula sobre o homenageado foram fundamentais para o desenvolvimento e estou mais que feliz com o resultado", comentou Yonara.
A Flirede 2024, ao homenagear Pedro Américo, buscou não apenas celebrar sua contribuição para a arte e cultura brasileiras, mas também incentivar a descoberta e o desenvolvimento de novos talentos literários entre estudantes e professores. O concurso foi uma oportunidade para a produção literária em âmbito estadual, proporcionando uma plataforma para que obras originais inéditas sejam divulgadas. Além da publicação em formato físico e virtual, os vencedores vão receber certificados e kits com as antologias da Flirede, participando de lançamentos oficiais realizados nas respectivas Gerências Regionais de Educação (GREs).
Antes da divulgação dos vencedores, o concurso contou com diversas etapas, entre elas a inscrição, quando as escolas enviaram as produções literárias dentro das categorias propostas; a seleção escolar, quando as escolas selecionaram até um número específico de produções por categoria, que foram enviadas para as Gerências Regionais de Educação; a seleção regional, com as gerências escolhendo as melhores produções recebidas das escolas locais para representar suas regiões na etapa estadual; e, por fim, a etapa estadual, onde a Comissão Julgadora avaliou as produções enviadas, selecionando os textos e apresentações de slam que integrarão a antologia.
O coordenador geral da Flirede, Tiago Germano, explica que o principal desafio foi manter a excelência do projeto, que é uma das políticas públicas pioneiras no fomento à leitura e à escrita literária no Brasil, tudo isso aliado à proposta de estruturação de bibliotecas em unidades de ensino. “O aumento do número de inscrições foi uma surpresa e nos fez enxergar o quanto a Rede Estadual de Ensino ansiava por esse projeto, que seguirá adiante ampliando sua atuação sobretudo nas etapas escolares da EJA e da Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, tendo em vista a ideia de que a palavra é um instrumento libertador, de instrução e empoderamento. Temos muitas outras novidades preparadas e estamos ansiosos para o processo de edição dos livros, que já estão sendo preparados pela nossa equipe e estão ficando lindos. Creio que a festa esteja fazendo jus ao nosso homenageado, esse artista tão versátil, que acreditava na educação de qualidade e em um conceito amplo e democrático em torno do ensino, que é também o que nos norteia”, adiantou.
Além das produções literárias, a Flirede também estará promovendo nos próximos meses um concurso para a escolha do mascote e das capas das antologias, visando aumentar a participação e o engajamento da comunidade escolar. A iniciativa busca criar uma identidade visual marcante para as publicações, em consonância com a importância do homenageado Pedro Américo. As ações previstas incluem ainda oficinas presenciais nas gerências regionais com menor desempenho, diagnosticado a partir das produções enviadas, e a preparação das edições dos livros pela equipe da Flirede.