Diretores de instituições de ensino finalistas do Prêmio Gestão Escolar dos últimos cinco anos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, durante o Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a Cidadania, Diversidade, Direitos Humanos e Meio Ambiente. O encontro, que terminou sábado, em Brasília, foi uma iniciativa do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fundação Universa, Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Sociedade Nheengatu.
“A gestão escolar é uma das linhas estratégicas do Consed”, destacou a secretária Executiva do Conselho, Nilce Rosa da Costa. “A participação dos premiados dos últimos anos no seminário é uma das ações que corroboram o investimento do Consed e das secretarias estaduais de Educação na formação dos gestores”, completou.
O aspecto destacado pela secretária Executiva foi um dos que mais chamou a atenção de Adijanis Vítor Zimmermann, diretor da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, que atende 240 estudantes da 1ª a 8ª série, na cidade de Blumenau (SC). “Eventos como este são um canal direto com quem está na base do ensino, ou seja, os diretores e, por conseqüência, a comunidade escolar. Não basta ganhar o prêmio. Tem de haver continuidade nas ações para melhoria da gestão”, avaliou o diretor da instituição, que foi uma das finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2010, ano base 2009.
Já Nice Carla Mendes, diretora do Colégio Estadual Antenor Padilha, localizado no município de Ivolândia (GO), a 180 quilômetros de Goiânia, falou sobre a importância da aproximação entre a academia e a escola. “É uma ponte entre a instituição de ensino e a universidade, que agrega experiência e amplia os horizontes dos diretores para realizarem seu trabalho de uma maneira mais dinâmica”, disse a diretora.
Nice comemorou a participação no seminário como mais uma conquista. Em 2008, a unidade ficou entre as seis finalistas do Prêmio Gestão Escolar. Na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a escola alcançou 6,1 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e 4,4 para as finais, superando as metas para 2011.
A Antenor Padilha atende 420 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 40% deles são filhos de agricultores. “Para nossa escola, o seminário se torna mais importante ainda porque nossos principais projetos estão relacionados ao meio ambiente, como reflorestamento, preservação de nascentes e desenvolvimento sustentável”, contou Nice.
Outros dois temas do encontro, a diversidade e os direitos humanos, foram os que mais interessaram Ivan José Nunes Francisco, diretor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada no distrito de Quixaba (PE), a 470 quilômetros de Recife. “Nossos 800 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio são todos filhos de agricultores e, hoje, uma das nossas maiores dificuldades é lidar com as diferenças”, disse o diretor. Para ele, o segredo para uma boa gestão é trabalhar “com amor, responsabilidade e dedicação, acreditando que a Educação pública tem jeito, é só querer mudar”.
Tomé afirmou que o foco no dia a dia da escola é o principal diferencial do Gestão Escolar em relação a outras premiações. “Na hora de elaborar o dossiê para concorrer, a gente se obriga a refletir, a analisar todos os detalhes da gestão”, analisou. “Cada ator do processo escolar cuida de sua área e, com o acúmulo de tarefas, não consegue parar para pensar sobre a realidade como um todo, pensar sobre o outro, e o Prêmio Gestão nos leva a mudar o olhar”, finalizou.
O seminário
O encontro aconteceu entre os dias 2 e 6 de agosto, na Fundação Universa, em Brasília. A carga horária foi de 30 horas, sendo 12 horas em fórum de discussão virtual e 18 horas em encontros presenciais.
Os eixos temáticos foram:
- Políticas Públicas, Governança e Gestão Educacional: desafios sociais
- Política Educacional, Cidadania e Movimentos Sociais: perspectivas e desafios locais e globais
- Política e Gestão Educacional para a Diversidade (étnico-racial, sexual, social, cultural e lingüística)
- Política e Gestão Educacional em e para os Direitos Humanos e o Direito à Educação no Brasil
- Política e Gestão Educacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável
- Política e Gestão Educacional, Sociedade e Juventude
Saiba mais
Seminário internacional – doutores discutem educação
Ascom/Consed