Finais de basquete e de handebol marcam os JEPs

Pernambuco

19.08.2019

Neste sábado (17), o centro de treinamento RD Sports, na Ilha do Leite, e o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, sediaram as finais masculina do basquete e do handebol, respectivamente, de mais uma etapa da 60ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). Os campeões das duas categorias (12-14 e 15-17) do handebol se classificaram para a fase Regional do certame, que acontece no mês de setembro, assim como a categoria 12-14 do basquete masculino. Já a equipe vencedora da categoria 15-17 desta segunda modalidade garantiu vaga direta para a fase nacional do campeonato, que acontece em novembro. 

No basquete, o terceiro lugar da categoria 12-14 ficou com o Colégio Maria Auxiliadora, que fez 43 pontos em cima da Escola Padre Carlos Cottart. Na mesma faixa etária, o grande campeão foi o Colégio Salesiano, cuja marca chegou aos 80 pontos contra o time da Escola Mariana Lima, com 18. Já na categoria 15-17, o primeiro lugar ficou com o Colégio Salesiano, seguido do Colégio Cardeal de Arcoverde. A entrega de medalhas contou com presença da ex-jogadora da Seleção Brasileira Feminina da modalidade, Adrianinha, e o presidente da Federação Pernambucana de Basquete, Dirceu Manguinho. 

“Eu fico muito feliz em ver que a cada ano que passa, mais equipes e mais escolas participam dos JEPs, justo numa fase tão delicada, onde esses adolescentes têm acesso a coisas ruins com mais facilidade. Então a gente tem que vibrar mesmo por esta adesão, pela existência dos Jogos Escolares, que sempre revela grandes atletas, e que une o esporte e a educação; combinação perfeita para um futuro promissor dos nossos jovens”, disse Adrianinha. 

Já no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, a quadra do equipamento era pura euforia, com direito a torcidas e gritos de guerra. Na categoria 12-14, o Colégio Sagrado Coração de Maria conquistou o terceiro lugar na disputa contra o Colégio Dom Mota. A primeira colocação ficou com o Colégio Santa Emília, que venceu a Escola Costa Porto por 25 a 6. Quem levou o primeiro lugar do pódio na categoria 15-17 foi a Escola Estadual Custódio Pessoa. Em segundo ficou o Colégio Cardeal de Arcoverde, seguido do terceiro colocado, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nestor Valgueiro. 

Cristiano Rocha, auxiliar técnico da seleção brasileira feminina de handebol, participou da entrega das medalhas e elogiou a grande participação de escolas públicas nas competições. “Eu vejo de forma muito positiva a participação de escolas públicas estaduais e de prefeituras participando dos jogos com excelentes níveis contra escolas que têm mais recursos. Eu consigo ver aqui o início de grandes trajetórias de sucesso no esporte, e pra mim é muito gratificante poder presenciar e participar da vida desses novos atletas, que tenho certeza que um dia estarão em grandes clubes”, revelou Rocha. 

Ulisses da Silva, capitão do time da Escola Estadual Custódio Pessoa, ouro na categoria 15-17, não segurou as lágrimas após o término do jogo. Segundo ele, no ano passado, o time ficou em último lugar no ranking, e agora conquistam o lugar mais alto do pódio. “A gente vem se preparando para os JEPs desde o começo do ano, e hoje honramos o nome da nossa escola, estamos aqui fazendo história e é impossível não se emocionar. Agora vamos treinar ainda mais para representar bem o nosso Estado lá fora”, disse. 

Sem tempo para descanso! O domingo (18) marca a estreia do vôlei no JEPs, tanto no masculino, quanto no feminino. Os jogos da modalidade terão como casa o Colégio Madre de Deus e o Colégio Boa Viagem, com partidas entre 9h e 19h. A briga por pódio será realizada na quinta-feira (22), sendo o Mirim (12-14 anos) disputado no Madre de Deus e o Infantil (15-17 anos) no Colégio Boa Viagem.