Filtruvial fica entre os 10 melhores colocados pela votação popular na 22ª Febrace

febrace

27.03.2024

O projeto da equipe Os Sapiens, da ECIT Francisca Martiniano da Rocha, localizada em Lagoa Seca (3ª GRE) marcou presença na FEBRACE 2024 - 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela USP, que aconteceu em São Paulo no mês de março.

O projeto "Filtruvial - Filtro para purificação de águas pluviais" ficou entre os dez melhores colocados pela votação popular e o único classificado das ECITs do Estado da Paraíba. Os estudantes e professores apresentaram o projeto para escolas, universidades e autoridades, participaram de formação na área de ciência e tecnologia e puderam conhecer projetos de instituições das diversas regiões do Brasil, além da própria Universidade de São Paulo (USP).

O professor Alexandre Silva de Lima, que participa do projeto, conta que participar de um evento como a Febrace proporciona ao estudante diversas experiências. “Ultrapassa as fronteiras da sala de aula. Eles trocam experiências com estudantes de todo lugar no mundo. Na feira foi apresentado a eles oportunidades de crescimento a nível nacional e internacional”, relata o professor.

Alexandre conta ainda que para os professores é uma oportunidade de conhecer outras práticas, elaborar novas ideias ganhando mais motivação para um retorno. “Vivências com outras culturas mostraram para eles a diversidade cultural e ganharam muito conhecimento conhecendo os projetos de seus pares”, completa.

O projeto foi selecionado inicialmente na Feira de Ciências promovida pela UFPB, o Talento Científico Jovem, realizada em dezembro de 2023, sendo indicado como semifinalista da Febrace. Dentre os 500 projetos semifinalistas, a iniciativa dos estudantes de Lagoa Seca ficou entre os finalistas e em 7º lugar entre 10 mais visualizados em todo país nesta 22ª edição da Febrace.

A iniciativa dos estudantes visa desenvolver um filtro que irá purificar a água coletada da chuva por moradores da área rural do município.

Estiveram participando da Feira e apresentando a iniciativa os estudantes Ruan Flávio Santiago Santos, João Paulo Sebastião dos Santos, Luiz Henrique Jacinto da Silva e os professores Damião Raniere Queiroz (Orientação) e Alexandre Silva de Lima (Coorientação).


O projeto:

"Filtruvial - Filtro para purificação de águas pluviais" tomou como base o alto índice de doenças e as dificuldades de acesso à água tratada no município de Lagoa Seca, principalmente da Zona Rural. O filtro foi construído para tratar a água da chuva, que passa por três etapas: filtragem dos resíduos sólidos, filtragem física com argila e carvão vegetal, responsável pelo controle do pH, odores e gosto e a filtragem química que é a base de ozônio, que age eliminando as bactérias da água.


A equipe:

Os Sapiens - Educação Steam é composta por 30 estudantes da ECIT Francisca Martiniano da Rocha e alunos egressos. Os Sapiens são orientados por uma equipe de seis professores da ECIT, Isac Araújo (Biologia), Mozart Edson (Matemática), Andreia Lima (Agroecologia), Mirna Souza (Sociologia), Sandra Alves e Alexandre Lima, ambos da base técnica.

Também fazem parte da equipe de orientadores, o professor Damião Queiroz da ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho, município de Alagoa Nova e professor Paulo Rodrigues da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).