Mato Grosso do Sul
22.09.2023Os estudantes do EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral), da Escola Estadual Professor Celso Muller do Amaral, município de Dourados, estão explorando novas fronteiras na educação, utilizando práticas interdisciplinares foi desenvolvido o combinado de filosofia e robótica.
Acompanhados pela Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI), Suiane Ferreira Lavanholi do Mar Lima que, em conjunto com a Equipe Gestora e, visando inovar na Formação e Estímulo dos Educadores da unidade, na elaboração e desenvolvimento de aulas, com práticas diferenciadas, por meio de metodologias ativas, vem desenvolvendo um vasto material educativo.
Filosofia e robótica
Uma das práticas interdisciplinares foi desenvolvida combinando filosofia e robótica. Mediada pelo professor Ronaldo de Campos Gastaldo e, sob a coordenação e orientação da PCPI Suiane, os estudantes utilizaram o laboratório móvel de robótica para trabalhar os objetos de conhecimento, do componente Curricular de Filosofia, desenvolvendo novas práticas e habilidades.
A aula sobre Demócrito e os Átomos, “A Paidéia Pantaneira e a Lição dos Clássicos: Antiguidade e Mundo Medieval” criou pequenos projetos com os kit’s do Laboratório Educacional de Robótica. Nesses, os estudantes do EMTI, mostram as técnicas de construções, evoluções e sua reflexão e contribuição acerca dos dias atuais.
As aulas foram um sucesso, com os estudantes demonstrando grande entusiasmo, protagonismo e muita criatividade na aplicação da Robótica à Filosofia. A combinação desta didática proporcionou aos educandos uma oportunidade única de explorar conceitos filosóficos de uma maneira prática e interativa.
Outro momento inovador, deu-se na utilização do Laboratório Didático Móvel (LDM), no qual a PCPI Suiane e o Professor de Práticas de Convivência e Socialização (PCA) Rogério Ventura da Silva, realizaram a formação dos professores de todas as áreas de conhecimento do EMTI, acerca do uso do LDM; instigados e comprometidos com sua formação, os docentes de forma interdisciplinar, durante o estudo coletivo, desenvolveram experimentos utilizando o Laboratório, relacionando com uma ou mais habilidades de sua área.
Práticas
Após a formação, professores de todas as áreas passaram a utilizar o Laboratório em suas aulas, de forma interdisciplinar, combinando por exemplo: Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa e Matemática. Por meio de relatórios, pesquisas, aulas práticas foi possível observar o engajamento do grupo e uma nova forma de ensinar e aprender, focada no estudante do século XXI.
Dentre essas práticas, outra que podemos destacar é a atividade da aula de intervenção comunitária, que por meio de um projeto desenvolvido pelo professor Kleberson Salina de Souza e a PCPI Suiane Lima, visa transformar o “lixo” em fantasias de Cosplay. Para além, das atividades de aproveitamento desse material descartado, os estudantes realizarão, no segundo semestre, um desfile com apresentações sobre quais os impactos do descarte inapropriado do lixo reciclável no meio ambiente, o quanto rentável pode ser o seu aproveitamento e formas de estender esta ação para comunidade e entorno da escola.
Assim, os momentos de formação proporcionados pela PCPI, em conjunto com a Coordenação Pedagógica e Professores Coordenadores de Área, vêm resultando em aulas mais dinâmicas e inovadoras. Alinhadas à proposta da BNCC e o perfil do estudante do século XXI, a Escola Estadual Professor Celso Muller do Amaral do EMTI, está comprometida em fornecer aos seus estudantes as melhores oportunidades de aprendizado.
Lembrando que essas, são apenas alguns dos exemplos dos trabalhos inovadores que a Equipe está realizando. Fiquem atentos para mais atualizações nas redes sociais da escola (Instagram: @profcelsomuller /Facebook: Celso Müller do Amaral). “Nelas, postamos sobre o progresso dos nossos estudantes nessa emocionante jornada de descoberta” finaliza gestor Wagner José de Souza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo ecolar.