Filme produzido por estudantes da ETE Nelson Barbalho ganha troféu no Festival de Cinema de Xerém

Pernambuco

17.05.2024

O cinema caruaruense e do Agreste pernambucano brilhou na cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Xerém. O cineasta e estudante do subsequente de Produção de Áudio e Vídeo da Escola Técnica Estadual (ETE) Nelson Barbalho, Tulio Beat, venceu com seu curta-metragem “Chamado” o prêmio principal da noite: o Troféu de Melhor Filme pelo Júri Especial da Crítica. A cerimônia aconteceu no último sábado (11), na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de diversos artistas brasileiros.

A obra caruaruense foi ovacionada pelo público, conquistou a estatueta Zeca Pagodinho e ainda recebeu o prêmio especial Edina Fujii no valor de R$ 8 mil em locação de equipamentos, acessórios e maquinário oferecido pela NayMovie. “Participar do Festival de Cinema de Xerém foi incrível. Estar ao lado de grandes estrelas da TV e do cinema brasileiro, concorrer com grandes produções e levar o prêmio principal do evento será inesquecível. Levamos o nome da ETE Nelson Barbalho e de Caruaru para o topo do evento”, destacou Tulio Beat.

O filme foi produzido pelos estudantes do subsequente de Produção de Áudio e Vídeo, com elenco de Giovani Gomes, Eduarda Macedo, Carlos Raul e Rebeca Morgana. A direção de fotografia foi de Gisele Lima; a direção de arte foi feita por Isa Feitosa e Jean Farias; e a maquiagem por Pollyana Lima. O cartaz do filme foi criado por Rener Barbosa; a distribuição foi feita por Deusdeste Conceição; a assessoria de comunicação ficou por conta de Camila Haydee e Leandro José; e a finalização é de Paulo Conceição.

“Somos uma escola técnica nova com apenas três anos de implantação. Por isso, ver os nossos estudantes colhendo os frutos do trabalho realizado em sala de aula é muito gratificante. A nossa meta agora é fazer as produções realizadas na escola saírem das quatro paredes e ganhar o mundo através das telas do cinema”, pontuou o professor orientador do do filme, Gilvan Noblat.

Assista aqui ao filme “Chamado” de Túlio Beat.