Festival de Robótica Educacional vai movimentar estudantes da rede estadual de Mato Grosso

Mato Grosso

26.07.2023

Estudantes das escolas públicas estaduais de Mato Grosso retornam das férias escolares nesta semana com o anúncio da realização do 1º Festival de Robótica, maior competição do gênero no estado.  A disputa acontecerá no decorrer do semestre, com etapas classificatórias nas escolas e, posteriormente, nas DREs. A etapa final acontecerá nos dias 05 e 06 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecin Tocantins, em Cuiabá, com evento gratuito e aberto ao público.

As inscrições serão abertas nos próximos dias em formato online. Os desafios e atividades serão divididas entre equipes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio que participam das aulas do programa SIMROBÓTICA®, tendo como temática central a “Missão Intergaláctica” com o Desafio de Robôs.  As atividades serão alinhadas entre as 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as unidades de ensino.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o festival será o primeiro de uma série, já que a implantação da robótica como ferramenta pedagógica só vai aumentar nos próximos anos. “O programa já está inserido em 102 escolas, impactando mais de 30 mil estudantes com o conhecimento de tecnologias educacionais”.

“Aproximar estudantes da tecnologia não desperta apenas maior interesse por disciplinas como Matemática e Ciências, mas, também cria mentes inovadoras. No mais, o uso da robótica educacional em nossas escolas já mostrou que os estudantes apresentam ganhos de desempenho em todas as disciplinas. Vai além de montar um kit, pois estimula o desenvolvimento da autonomia e do socioemocional”, completa Alan.

Competição saudável

Na avaliação de Ivan Ipólyto, CEO da SIM Inova®, empresa desenvolvedora do programa SIMROBÓTICA®, a participação de escolas que adotam o programa garante a equidade do Festival de Robótica, uma vez que os estudantes já dominam o programa de educação tecnológica em sala de aula. “Eles têm, desde o ano passado, aulas de robótica na grade curricular, que desenvolve o pensamento computacional e inúmeras competências e habilidades socioemocionais, cognitivas, organizacionais, comunicativas e comportamentais, atributos fundamentais para os desafios deste século”.

Ele destaca que as aulas do SIMROBÓTICA® são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o pensamento computacional e o aprimoramento de habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa alinhada à abordagem STEAM, que utiliza os conjuntos educacionais da LEGO® Education.

“O festival visa estimular a “coopetição” - que mistura competição com cooperação - e o trabalho em equipe. “O festival permite que os estudantes pratiquem seus conhecimentos de robótica de forma inovadora e com alto grau de aprendizado”, comenta.

Para o CEO, como parte do plano de desenvolvimento, os educadores também são envolvidos e participam de uma ampla certificação que os prepara para a vivência das aulas de robótica. O projeto também conta com orientadores educacionais, especialistas em robótica, que acompanham os professores e os estudantes ao longo do ano letivo.

“Ao adotar a temática “Missão Intergaláctica” o 1º Festival de Robótica permitirá ao estudante explorar a vastidão do espaço com ferramentas que promovam conhecimento de um futuro cada vez mais próximo”, finaliza Ivan.