Ferramenta otimiza transparência e eficiência na gestão dos regimes de colaboração da educação em Rondônia

Rondônia

21.01.2025

O governo de Rondônia dá mais um importante passo rumo à modernização da gestão pública com a implementação de Business Intelligence (BI) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O programa, frequentemente associado à Inteligência Artificial (IA) devido à sua capacidade de processar e interpretar volumes de informações, promete otimizar o acompanhamento e a transparência dos investimentos realizados pelo governo do estado na educação municipal, por intermédio da colaboração interfederativa. A nova ferramenta foi apresentada durante reunião no gabinete da Seduc, no dia 8 de janeiro, em Porto Velho.

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a implementação do BI não se resume à adoção de um novo software, representa uma mudança na cultura de gestão que passa a valorizar a análise de dados e transparência como pilares da Administração Pública. “A expectativa é que a iniciativa contribua para o uso mais eficiente dos recursos públicos e demonstra o compromisso da gestão com a modernização e a transparência na gestão dos recursos públicos, aprimorando, cada vez mais, a educação oferecida à população rondoniense”, salientou.

Segundo o coordenador de articulação com os municípios da Seduc, Augusto Leite, embora o BI não seja, em si, uma Inteligência Artificial; no sentido estrito de criar consciência ou tomar decisões autônomas complexas, ele utiliza técnicas avançadas de análise de dados, aprendizado de máquina e visualização para extrair percepções valiosas de conjuntos de dados complexos. “Essa capacidade permite identificar tendências, padrões e anomalias que seriam difíceis de detectar por métodos tradicionais”, explicou.

EFICIÊNCIA

Ainda, de acordo com o coordenador de articulação com os municípios da Seduc, na prática o BI coleta dados de diversas fontes, como planilhas, bancos de dados e sistemas de gestão, e os transforma em painéis interativos e relatórios dinâmicos. Esses painéis oferecem uma visão clara e concisa da situação dos investimentos, permitindo aos gestores e população em geral monitorar o andamento dos processos. “A ferramenta nos permite tomar decisões mais assertivas, baseando-se em dados concretos e atualizados, aumentando a eficiência dos investimentos”, destacou.

A secretária executiva da Seduc, Marta Souza Costa, ressaltou que, o programa promove ainda mais transparência, disponibilizando informações claras e acessíveis à sociedade, permitindo assim, o acompanhamento dos gastos públicos. “A adoção do BI representa um avanço na gestão dos recursos destinados à educação. Com a ferramenta, será possível otimizar a alocação de recursos, direcionar os investimentos para as áreas que mais necessitam, maximizando o impacto dos gastos, aprimorando o planejamento estratégico e sobretudo, prestação de contas à sociedade de forma mais eficaz.”