Fernando Sabino e Beatles são temas de Maio Amarelo na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Mato Grosso do Sul

04.07.2023

Os estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizado no Parque das Nações, em Dourados,  abordaram o tema do trânsito consciente de uma forma criativa, em comemoração a campanha Maio Amarelo, sob orientação da professora de Língua Portuguesa Alessandra Aparecida Neves.

O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito. Iniciada em 2014, a campanha tem como objetivo alertar a sociedade sobre os altos índices de acidentes de trânsito e promover ações para a redução desses números.

O envolvimento dos estudantes na leitura da “Última Crônica” de Fernando Sabino e na análise da capa do disco Abbey Road dos Beatles demonstra um interesse em conectar diferentes formas de expressão artística e refletir sobre os fechamentos e aberturas de ciclos positivos.

Conexões

O projeto foi iniciado com a leitura da última crônica de Fernando Sabino. A obra desse renomado escritor brasileiro traz reflexões sobre a vida, os ciclos e as despedidas. Ao explorar a última crônica de Sabino, os alunos são convidados a refletir sobre o encerramento de etapas e a abertura de novos caminhos, trazendo uma conexão com o tema do Maio Amarelo e a conscientização no trânsito.

As crônicas de Fernando Sabino são conhecidas por sua abordagem sensível e introspectiva, que convida o leitor a refletir sobre suas próprias experiências e emoções. Ao começar o projeto com essa leitura, os alunos têm a oportunidade de se envolver com a escrita de um grande autor e estabelecer conexões pessoais com as mensagens transmitidas.

A temática dos ciclos presentes na última crônica de Fernando Sabino também se relaciona com a capa do disco Abbey Road dos Beatles, que os alunos analisaram posteriormente. Essa abordagem intertextual enriquece a compreensão dos estudantes sobre os conceitos de fechamento e abertura de ciclos, permitindo que explorem diferentes formas de expressão artística e apliquem esses conceitos à conscientização no trânsito.

A abordagem interdisciplinar do projeto, ao incorporar elementos literários, musicais e visuais, enriquece a compreensão dos alunos sobre a importância do trânsito consciente. A análise da capa do disco Abbey Road, por exemplo, que é icônica e repleta de simbolismo, permite uma reflexão mais ampla sobre a ideia de fechamento e abertura de ciclos.

A analogia entre o trânsito e a ideia de abrir ciclos positivos através de um uso responsável e consciente das vias é muito relevante. Mostra que cada minuto que passamos no trânsito pode ser uma oportunidade para contribuir para um ambiente mais seguro e harmonioso.

A produção coletiva da crônica pelos alunos, com a orientação da professora, é uma excelente forma de promover a expressão criativa e a reflexão sobre a importância do Maio Amarelo.Além disso, a produção coletiva da crônica pelos alunos, com a orientação da professora, estimula a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento das habilidades de escrita. A crônica resultante é uma forma poderosa de expressar as reflexões e ideias dos estudantes sobre o Maio Amarelo e o trânsito consciente.

A iniciativa de ir às faixas de pedestres em frente à escola e fazer fotos com referência à capa do disco Abbey Road, bem como destacar a importância do trânsito consciente, demonstra um envolvimento ativo dos alunos na causa. Essas ações visuais e interativas ajudam a transmitir a mensagem de forma impactante e a engajar a comunidade escolar.

Por fim, a publicação do vídeo nas redes sociais da escola amplifica o alcance do projeto, permitindo que mais pessoas tenham acesso às reflexões dos alunos e à importância do Maio Amarelo. O projeto impactou tanto os alunos envolvidos quanto a comunidade escolar e as pessoas que tiveram acesso ao vídeo nas redes sociais.

“É importante lembrar que a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro são fundamentais para promover mudanças positivas e reduzir acidentes” finaliza Alessandra Neves.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.