Mato Grosso do Sul
04.07.2023Os estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizado no Parque das Nações, em Dourados, abordaram o tema do trânsito consciente de uma forma criativa, em comemoração a campanha Maio Amarelo, sob orientação da professora de Língua Portuguesa Alessandra Aparecida Neves.
O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito. Iniciada em 2014, a campanha tem como objetivo alertar a sociedade sobre os altos índices de acidentes de trânsito e promover ações para a redução desses números.
O envolvimento dos estudantes na leitura da “Última Crônica” de Fernando Sabino e na análise da capa do disco Abbey Road dos Beatles demonstra um interesse em conectar diferentes formas de expressão artística e refletir sobre os fechamentos e aberturas de ciclos positivos.
Conexões
O projeto foi iniciado com a leitura da última crônica de Fernando Sabino. A obra desse renomado escritor brasileiro traz reflexões sobre a vida, os ciclos e as despedidas. Ao explorar a última crônica de Sabino, os alunos são convidados a refletir sobre o encerramento de etapas e a abertura de novos caminhos, trazendo uma conexão com o tema do Maio Amarelo e a conscientização no trânsito.
As crônicas de Fernando Sabino são conhecidas por sua abordagem sensível e introspectiva, que convida o leitor a refletir sobre suas próprias experiências e emoções. Ao começar o projeto com essa leitura, os alunos têm a oportunidade de se envolver com a escrita de um grande autor e estabelecer conexões pessoais com as mensagens transmitidas.
A temática dos ciclos presentes na última crônica de Fernando Sabino também se relaciona com a capa do disco Abbey Road dos Beatles, que os alunos analisaram posteriormente. Essa abordagem intertextual enriquece a compreensão dos estudantes sobre os conceitos de fechamento e abertura de ciclos, permitindo que explorem diferentes formas de expressão artística e apliquem esses conceitos à conscientização no trânsito.
A abordagem interdisciplinar do projeto, ao incorporar elementos literários, musicais e visuais, enriquece a compreensão dos alunos sobre a importância do trânsito consciente. A análise da capa do disco Abbey Road, por exemplo, que é icônica e repleta de simbolismo, permite uma reflexão mais ampla sobre a ideia de fechamento e abertura de ciclos.
A analogia entre o trânsito e a ideia de abrir ciclos positivos através de um uso responsável e consciente das vias é muito relevante. Mostra que cada minuto que passamos no trânsito pode ser uma oportunidade para contribuir para um ambiente mais seguro e harmonioso.
A produção coletiva da crônica pelos alunos, com a orientação da professora, é uma excelente forma de promover a expressão criativa e a reflexão sobre a importância do Maio Amarelo.Além disso, a produção coletiva da crônica pelos alunos, com a orientação da professora, estimula a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento das habilidades de escrita. A crônica resultante é uma forma poderosa de expressar as reflexões e ideias dos estudantes sobre o Maio Amarelo e o trânsito consciente.
A iniciativa de ir às faixas de pedestres em frente à escola e fazer fotos com referência à capa do disco Abbey Road, bem como destacar a importância do trânsito consciente, demonstra um envolvimento ativo dos alunos na causa. Essas ações visuais e interativas ajudam a transmitir a mensagem de forma impactante e a engajar a comunidade escolar.
Por fim, a publicação do vídeo nas redes sociais da escola amplifica o alcance do projeto, permitindo que mais pessoas tenham acesso às reflexões dos alunos e à importância do Maio Amarelo. O projeto impactou tanto os alunos envolvidos quanto a comunidade escolar e as pessoas que tiveram acesso ao vídeo nas redes sociais.
“É importante lembrar que a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro são fundamentais para promover mudanças positivas e reduzir acidentes” finaliza Alessandra Neves.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.