Feira Estadual de Ciências encerra com premiação e mais de 6 mil visitantes

Santa Catarina

12.11.2015

Alunos, professores, pais e comunidade de Florianópolis tiveram a oportunidade de visitar, nos dias 11 e 12, a X Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, realizada no Ginásio Esportivo Rosendo Lima do Instituto Estadual de Educação (IEE). Mais de 6 mil pessoas passaram pelo evento e puderam conhecer os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos do ensino fundamental, médio e profissionalizante da rede estadual de educação.

A 10ª edição reuniu 83 trabalhos com a participação de 166 alunos de 27 Gerências Regionais de Educação. Para a coordenadora estadual da Feira, Sirley Damian de Medeiros, o evento cumpriu o seu objetivo. “Possibilitamos a todos os estudantes apresentarem os seus trabalhos e conhecerem o que outros alunos estão desenvolvendo. Houve muita troca de experiência e interação o que com certeza contribui para o desenvolvimento da educação catarinense”, comenta.

Em um discurso emocionado a secretária-adjunta da Educação, Elza Moretto, destacou a criatividade e parabenizou os participantes. “Visitei a Feira no primeiro dia, mas tive que retornar. É muito legal ver os projetos e aprender com os alunos, permitindo assim resignificar o nosso conhecimento. Todos aqui estão de parabéns pelo trabalho que desenvolveram, com certeza as famílias estão orgulhosas”, destaca.

O dia também foi de emoção para os alunos e professores. Durante a premiação o nervosismo e a ansiedade tomou conta de todos. Com o resultado alguns choraram e outros festejaram, porém o mais importante foi a oportunidade de terem participado.

Premiados

ENSINO PROFISSIONALIZANTE

1º LUGAR:

CEDUP PROF JALDYR B F DA SILVA - ÁGUA DOCE

FORRAGEM VERDE HIDROPÔNICA

ALUNOS: GABRIEL DENARDIN BRAZEIRO e CARLOS AUGUSTO DE OLIVEIRA

PROFESSOR ORIENTADOR: RICARDO LUIZ DOS SANTOS

2º LUGAR:

EEB PROF JUREMA SAVI MILANEZ – QUILOMBO

COMPACTADOR DE LATAS AUTOMATICO

ALUNOS: BRUNO LOVERA e JEFERSON JUNIOR TAGLIAN

PROFESSOR ORIENTADOR: JAMIR DECONTO

3º LUGAR:

EEB PROF Valdete Ines Piazera Zindars - JARAGUÁ DO SUL

APLICATIVO PARA COMUNICAÇÃO ESCOLAR

ALUNOS: JOICE PACHECO KLEIN e FRANCELI DE SOUZA SOARES

PROFESSOR ORIENTADOR: KAREN ANDRESSA DE CARVALHO

ENSINO FUNDAMENTAL

1º LUGAR:

EEB FERNANDO JOSE CARDOSO - GRAVATAL

ÁGUA É VIDA

ALUNOS: CARLOS EDUARDO TEIXEIRA MACHADO e JULIA CARDOSO AGUIAR

PROFESSOR ORIENTADOR: MARIELY DA S. E SILVA

2º LUGAR:

EEB PROF ELZA MANCELOS DE MOURA - GUARUJÁ DO SUL

ENERGIA FOTOVOLTAICA: CERCA ELÉTRICA SOLAR

ALUNOS: HECTORE ANGELO CARAMORI e FERNANDO JOSE GATTERMANN

PROFESSOR ORIENTADOR: MARLI SALETE ULIANA GATTERMANN

3º LUGAR:

EEF PORTO NOVO – ITAPIRANGA

DESODORES A PROVA DE HIPERIDROSE E BROMIDROSE PARA O BEM ESTAR HUMANO

ALUNOS: FABIANA TRES e ISADORA LAWALL MACHADO

PROFESSOR ORIENTADOR: FABIANA TRES

ENSINO MÉDIO

1º LUGAR:

EEB BENJAMIM CARVALHO DE OLIVEIRA - IPUMIRIM

PROJETO AERIS

ALUNOS: ALEF JÚLIO SCHAEFER CERUTTI e MAYLANA SPRICIGO

PROFESSOR ORIENTADOR: JACINTA MELANIA SPRICIGO

2º LUGAR:

EEB CONEGO NICOLAU GESING - BRAÇO DO NORTE

O MICROSCÓPIO E SUA UTILIDADE FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO APRRENDIZAGEM ALUNOS: FRANKLIN PATRICK SILVEIRA DA SILVA E JULIO CESAR ESS ER

PROFESSOR ORIENTADOR:

3º LUGAR:

EEB CRISTO REI - SÃO JOÃO DO OESTE

TELHA ECOLÓGICA

ALUNOS: CLEISON FELIPE WOLFART e WILLIAN LOEBENS FRANZ

PROFESSOR ORIENTADOR: EVANDRO MAYER

Sobre os vencedores:

ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Preocupados com o impacto ambiental e com a necessidade de melhor aproveitar os espaços de produção, os alunos Carlos Augusto de Oliveira e Gabriel Denardin Brazeiro, do Cedup Professor Jaldyr B R da Silva, de Água Doce, trouxeram para a Feira o projetoForragem Verde Hidropônica. A forma de produção de milheto reflete em baixo consumo de água e grande possibilidade de utilização dos produtores rurais e urbanos. A ideia já está sendo aplicada por alguns agricultores da região devido o projeto ter sido apresentado na Feira Regional.

Gabriel conta que houve alguns erros durante os testes, mas não desistiram. “A gente não acreditou que poderia dar errado, treinamos muito, várias vezes deu errado, mas refizemos até dar certo. Acho que isso fez a nossa vitória, acreditar no nosso trabalho e a persistência”, diz.

Emocionado, o colega Carlos fala sobre a alegria que está sentindo. “Estou com o coração saindo pela boca, sentindo muita felicidade, é difícil descrever. Só tenho a agradecer ao professor Ricardo e dizer que tudo valeu a pena”, comenta.

ENSINO MÉDIO

Alef Júlio Schaefer Cerutti e Maylana Spricigo, estudantes da EEB Benjamim Carvalho de Oliveira, de Ipumirim, venceram a categoria Ensino Médio com o projeto Aeris.

Os alunos desenvolveram uma série de sondas meteorológicas para captar imagens atmosféricas e dados geográficos da região utilizando equipamentos produzidos com materiais reciclados. Os alunos utilizaram aspectos das disciplinas de informática, geografia, física, biologia e química.

Este é um projeto que estamos desenvolvendo ao longo de quase quatro anos, e esta premiação é a recompensa que irá nos fazer investir ainda mais no avanço e produção de nossa sonda. Estamos agora com objetivos ainda maiores," comemora a orientadora, Jacinta Melania Spricigo.

ENSINO FUNDAMENTAL

De Gravatal vieram os ganhadores do ensino fundamental. Os alunos Carlos Eduardo Teixeira Machado e Julia Cardoso Aguiar, do 6º ano da EEB Fernando Jose Cardoso apresetaram o projeto Água é Vida.

O trabalho mostra o ciclo da água na comunidade com informações sobre a importância da água e sua preservação e busca conscientizar sobre as necessidade e cuidados com a fonte. "Essa vitória é um incentivo enorme para nós que somos de uma cidade tão pequena. Nós vamos poder agora promover ainda mais a ciência e pesquisa em nossa escola”, detaca a coordenadores Mariely da S. e Silva.