Feira de Ciências revela conhecimentos adquiridos por alunos de Escola Estadual de Cuiabá

Mato Grosso

29.11.2022

Cerca de 770 estudantes da Escola Estadual ‘Leônidas Antero de Matos’, movimentaram a Feira Científico Cultural realizada nas dependências da escola, na última sexta-feira (25.11), no bairro CPA 3, em Cuiabá. Eles apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo retratando, na prática, o que aprenderam na teoria em sala de aula. O evento foi aberto à comunidade escolar e familiares como oportunidade para conhecer os trabalhos pedagógicos que a escola desenvolve.

A diretora Edileuza Silva Gregório destaca que a feira foi uma oportunidade para que os alunos mostrassem com criatividade os seus trabalhos pedagógicos, manifestando as aprendizagens desenvolvidas não só decorrer do ano letivo, mas ao longo da jornada de estudo. “Muitos de nossos alunos sobressaem no momento de expor os conhecimentos adquiridos nos estudos, o que é muito gratificante ao conferirmos a animação, alegria e o sucesso da aprendizagem”, assinala.

Entre as experiências, os alunos usaram o pátio para demonstrar como se faz e lança um foguete experimental, por exemplo. O êxito nos trabalhos deixou os alunos entusiasmados. O lançamento de um dos foguetes foi de um lado ao outro do pátio, quase alcançando as proximidades do muro da escola. “Um sucesso”, segundo a diretora.

No entendimento da gestora, a equipe de profissionais se engajou para que a feira fosse proporcionada da melhor forma aos estudantes, pois, é nesse momento em que os estudantes revelam sua alegria em estudar, apresentar com motivação os resultados obtidos para a sociedade os conhecimentos adquiridos.

Para os estudantes, a feira foi uma forma de mostrar o protagonismo. É o caso do aluno Heitor Gabriel, do 1º Ano do Ensino Médio. “É gratificante participar, pois, pude explanar todo o conhecimento adquirido durante o ano letivo”, comemora. A colega dele, Maria Eduarda, do 8º Ano, explica que a Feira de Ciências foi momento de interatividade e novos conhecimentos para todos os alunos. “Saímos do evento com o sentimento de dever cumprido e com novos conhecimentos adquiridos”.