Feira das Profissões aproxima jovens do mundo do trabalho em Colônia do Gurguéia

Piaui

31.10.2023

Com o intuito de proporcionar aos estudantes um panorama sobre as possibilidades de atuação profissional, o Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Pe. José de Anchieta Cortez, localizado no município de Colônia do Gurguéia, realizou a IV Feira das Profissões no último dia 26 (quinta-feira). O evento teve como tema “Empreendedorismo e o Mundo do Trabalho” e envolveu a comunidade escolar no desenvolvimento de trabalhos nas áreas de Informática, Administração, Segurança do Trabalho e Agropecuária.

Segundo o diretor do Centro Educacional, Perivaldo Sousa, a proposta do evento é divulgar os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que a escola oferece, que são ofertados para os estudantes matriculados no Ensino Médio. São eles: Agropecuária, Informática, Administração e Segurança do Trabalho.

“A ideia é aproximar os jovens do mundo do trabalho. O público-alvo são os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental, mas também mostramos os trabalhos desenvolvidos por nossos alunos do Ensino Médio para toda a comunidade. Atualmente, estamos com 412 alunos em nosso Centro Educacional, todos participaram da feira”, comemora o gestor.

No eixo de Informática, por exemplo, as turmas desenvolveram diversos projetos envolvendo várias tecnologias, inclusive da disciplina de Física. Um protótipo de um Braço Hidráulico, o Labirinto Elétrico, Tesseract, GPS, irrigação automatizada, carregador de celular utilizando placa solar e desenvolvimento de máquinas automatizadas estiveram entre os projetos.

Outros projetos se destacaram como a criação de empresas fictícias em diferentes ramos, na área de Administração; a elaboração de um mapa de risco e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), na área de Segurança do Trabalho.  

Na área da Agropecuária, os estudantes desenvolveram projetos voltados ao apoio a produção, manejo dos kits de irrigação e empreendedorismo para fortalecer a agricultura familiar local.

Para o Secretário da Educação, Washington Bandeira, o investimento e as iniciativas que promovem a educação de tempo integral associada ao EPT são o caminho para que os estudantes piauienses consigam melhores oportunidades no mundo trabalho e êxito no Ensino Superior.

“Hoje o Piauí é o estado com o maior número proporcional de matrículas de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT) no país. As avaliações dessa modalidade de ensino demonstram que há um rendimento no trabalho ou negócio 30% maior do que o aluno do ensino regular; aprendizagem em Língua Portuguesa duas vezes maior e em Matemática três vezes superior; e um incremento significativo de PIB e produtividade, gerando desenvolvimento socioeconômico com equidade”, afirma Bandeira.