Fase Final de Natação ocorreu no fim de semana na piscina olímpica do Totozão

Jogos Escolares

05.08.2019

POr: Marília Mesquita

Fotos: Fernando Oliveira

Graças ao Governo do Estado a piscina olímpica do Ginásio Totozão, que estava desativada há 3 anos, sediou a Etapa Final da modalidade de natação dos Jogos Escolares de Roraima. As competições iniciaram nesta sexta-feira, (02) e finalizaram no sábado (03).

Participaram das competições 85 alunos-atleta nas categorias mirim e infantil masculino e feminino de 25 escolas públicas e privadas. Os dez melhores de cada categoria irão representar o Estado nos Jogos da Juventude, que ocorrem em novembro na cidade de Blumenau Santa Catarina.

A estudante Laura Caria, de 15 anos, participou pela primeira vez dos Jogos Escolares. A atleta começou a praticar natação após problemas de saúde e descobriu a paixão pelo esporte.

“A natação foi algo muito bom na minha vida que acabei me apaixonando. Os Jogos Escolares são uma porta para o mundo do esporte e saber que eu posso participar me deixa muito feliz, pois posso transformar algo que eu gosto em uma competição, posso ganhar e representar o Estado”, destacou a atleta.

A presidente da Fedar (Federação de Desportos Aquáticos de Roraima) e coordenadora da modalidade nos Jogos, Teca Marinho, destacou a importância das competições ocorrerem nas piscinas olímpicas do Totozão. “A comunidade aquática está muito feliz com o retorno da piscina do Totozão. Este é o local ideal para a prática da modalidade, pois as medidas da piscina são as mesmas das olimpíadas”, ressaltou Teca. 

Foram disputadas as provas de 50m, 100m livres, 50m costa, 100m borboleta, 50m e 100m peito, 400m livre, revezamentos, entre outras. A competição contou com o apoio da Fedar.

Esteve presente na competição o secretário-adjunto de Educação e Desporto, Aerton Dias, que enfatizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria para que os jogos ocorressem. “Estamos trazendo de volta esse ambiente da sociedade roraimense, que há mais de três anos estava sem funcionamento. Hoje está de volta com a realização das competições de natação”, enfatizou.

Marcaram presença ainda os pais dos atletas, técnicos, amantes da modalidade e o também secretário-adjunto de Educação e Desporto, Alexandre Semaias.

JOGOS ESCOLARES- No período de 1 a 6 de agosto, ocorre a Etapa Classificatória dos Jogos Escolares de Roraima. Nesta fase, estão sendo realizadas apenas competições da modalidade de futsal. As disputas ocorrem durante o dia todo no Ginásio Hélio Campos e na quadra da Escola Penha Brasil. Participam 599 atletas de escolas de Boa Vista, incluindo a Zona Rural.

A Etapa Final dos Jogos Escolares de Roraima será no período de 9 a 18 de agosto. Participarão das competições 900 atletas do interior do Estado. Serão disputadas 11 modalidades, sendo cinco coletivas (basquetebol, voleibol, futsal, futebol de campo e handebol) e seis individuais (xadrez, atletismo, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô e vôlei de praia), nas categorias mirim (de 12 a 14 anos) e infantil (de 15 a 17 anos). O karatê e a natação já foram realizados.