Fábio Vaz participa de seminário internacional que discute o papel transformador da educação alinhado com as prioridades do Brasil no G20

Tocantins

19.11.2024

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, está no Rio de Janeiro participando do seminário internacional que debate a educação na construção de um futuro sustentável, em acordo com as prioridades do Brasil no G20. Promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Education Above All. O evento teve início na noite de segunda-feira, 18, e segue nesta terça-feira,19. 

Catalisando Mudanças: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Justo e Sustentável é o tema do evento que promove discussões acerca das políticas públicas para a educação nos países membros do G20.  

Durante o encontro, o titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, enfatizou que os investimentos em educação são de grande relevância para a construção de um mundo com mais equidade.  

“Esta é uma agenda extremamente importante para a educação pública brasileira, nesse contexto das discussões globais do G20. Estão sendo abordados os avanços e os desafios com relação às pautas prioritárias do GT em Educação, que foca na valorização dos profissionais da educação, na qualificação, no compartilhamento sobre as boas práticas de educação sustentável por meio de plataformas de recursos digitais, dentre outras ações que envolvem todos os países integrantes”, enfatizou Fábio Vaz.

Na terça-feira, 19, as atividades contemplam painéis sobre financiamento inovador em educação, o papel das fundações no avanço do desenvolvimento sustentável e políticas educacionais para a redução de desigualdades. 

Estão presentes no evento todos os secretários de educação estaduais; a diretora-executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Nilce Costa; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo; o secretário de Promoção Comercial e Educação do Itamaraty, Embaixador Laudemar Aguiar; a ministra de Estado para a Cooperação Internacional do Catar, S.E. Lolwah bint Rashid Al-Khater; o Embaixador do Catar no Brasil, S.E. Ahmed Al Shaibani; o diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Rémy Rioux; e o ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen.

G20

O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global. O G20 é formado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. 

Dentre os esforços do G20, presidido em 2024 pelo Brasil, estão o compromisso de fortalecer a educação como um motor de progresso social e desenvolvimento sustentável, no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção da saúde pública.  

PROFE 

O Programa de Fortalecimento da Educação do Tocantins (PROFE) está em consonância com os objetivos do Grupo de Trabalho em Educação do G20. Criado pelo Governo do Estado, e transformado na Lei no 4.220, de 28 de agosto de 2023, o PROFE é uma iniciativa colaborativa, de inovação e de gestão, que destina investimentos em obras, tecnologia, apoio aos municípios, valorização dos servidores, inclusão, reconhecimento das boas práticas nas redes estadual e municipais, dentre outras estratégias com foco nos indicadores educacionais, que culminam na melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses. 

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins