Extensão da Escola Estadual Dr. João Leite de Barros celebra “Dia dos Povos Indígenas”

Mato Grosso do Sul

27.04.2023

Para celebrar o “Dia dos Povos Indígenas”, o professor de Filosofia Márcio Parabá Rodrigues, da Escola Estadual Doutor João Leite de Barros, extensão Luiz de Albuquerque, localizada no Distrito de Albuquerque em Corumbá, promoveu atividades interdisciplinares entre os estudantes.

Os professores de História, Geografia, Filosofia e Arte, reuniram-se e realizaram rodas de conversas com os estudantes, leram textos com temas sobre identidade e valores culturais dos povos indígenas brasileiros.

O Dia dos Povos Indígenas

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril, sendo uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos. Essa data serve ainda como momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito contra os indígenas e pela manutenção de seus direitos.

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa criada durante o Estado Novo, em 1943, com o nome de Dia do Índio. A alteração no nome aconteceu por meio de uma lei sancionada em 2022. A criação dessa data se deu por conta de uma orientação de um evento que aconteceu em defesa dos povos indígenas no México, em 1940."

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.