Exposição Virtual de Fotografias do Colégio Estadual Abdias Bezerra narra rotina estudantil na pandemia

Sergipe

20.07.2020

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio em Tempo Integral, do Colégio Estadual Abdias Bezerra, situado no município de Ribeirópolis, tiveram a inserção da Fotografia nas aulas não presenciais de Arte, sob a orientação da professora Amisa Dayane. O resultado foi a Exposição Virtual de Fotografias no Instagram @ceabdiasbezerra.

Dentro da área temática de fotografia, a professora fez a explanação e passou um material para os alunos fazerem a leitura. “Como atividade, os alunos teriam que fotografar com o celular qualquer coisa, fazer um registro do que eles achassem bonito”, explica o gestor da unidade, Gladston dos Santos.

As fotografias capturadas refletem a rotina muito semelhante dos estudantes, alguns em espaços de um vasto verde, próximo à natureza, e outros dentro de casa, com animais de estimação, flores e objetos que contam como tem sido o dia a dia desses estudantes. Após as fotos serem encaminhadas para a professora Amisa, a coordenação auxiliou na edição para incluir uma moldura a fim de serem publicadas com a arte da Exposição em azul e amarelo.

De acordo com a professora Amisa, o trabalho com arte visual objetivou estimular a expressão criativa de cada um dos alunos. Semanas antes da Exposição, Amisa se debruçou sobre o tema e apresentou o conceito e surgimento da fotografia, luz, ângulo, entre outros.

Posteriormente, de posse da teoria sobre fotografia, os estudantes partiram para a prática e fizeram as fotos. A professora conta que os alunos que não tinham os recursos necessários para a aula prática receberam outra atividade incluindo o mesmo tema. "Aos alunos que não tinham acesso aos meios digitais para que pudessem realizar a atividade foi proposta e enviada uma outra atividade relacionada ao tema. Eles tiveram que escolher uma foto deles na infância e escrever o que ela representava", disse, enfatizando que ao retornar às aulas presenciais a atividade continuará.

Com tema livre, os estudantes fotografaram animais de estimação, o momento de estudos em casa, o céu de um fim de tarde com cores que se misturam, flores, plantas, praças, autorretratos etc. A exposição pode ainda ser conferida no Instagram da unidade de ensino.