Experimentos auxiliam aprendizado de Química na E.E Dr. Fernando Corrêa da Costa

Experimentos

14.11.2019

Campo Grande (MS) - Preocupado com o desempenho dos estudantes do Ensino Médio, na disciplina de Química, da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, em Aral Moreira-MS, foram desenvolvidas ações, sob orientação do docente responsável pela disciplina, Cleiton Teixeira, com experimentos práticos, enfocando a aprendizagem de qualidade.

As ações estão previstas no Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelos coordenadores pedagógicos da escola com o apoio da direção. “Nossos estudantes, atualmente, têm uma maior necessidade de aprender os conteúdos de forma mais criativa e dinâmica. Com a Química não é diferente. Por ser uma ciência tão complexa e temida no meio estudantil, é interessante que o professor leve para a sala de aula propostas que tornem o aprendizado mais palpável, proporcionando um aprendizado mais concreto”, enfatiza professor Cleiton.

As pilhas e as baterias fazem parte do dia a dia dos estudantes, fazendo com que os conhecimentos relacionados a esses objetos passem a ser de fundamental importância no contexto escolar. O assunto, eletroquímica, é bastante denso (diversos conceitos, equações, cálculos), porém é interessante que o discente do ensino médio tenha boas noções sobre a montagem e funcionamento de uma pilha.

De acordo com professor Cleiton, é uma proposta de trabalho prático, que pode envolver a turma e auxiliar na transmissão do conhecimento sobre pilhas, é realizar com os estudantes um experimento utilizando batatas para a montagem de uma pilha. Todas as pilhas baseiam-se nesse mesmo princípio de funcionamento.

Pensando nesses termos é possível produzir uma pilha utilizando limão, laranja, tomate, batata e refrigerante; pois todos esses materiais citados possuem em seu interior soluções com cátions e ânions, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas, respectivamente, e que podem sofrer migrações se estabelecida uma conexão, gerando corrente elétrica.

“O resultado de ter o estudante como protagonista no processo de aprendizagem é positivo e contribui muito para a o trabalho em equipe na sala de aula e na vida. É fundamental para o aprendizado de nossos alunos”, menciona coordenador pedagógico Djalma Santos.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul