Experiências internacionais de formação contribuem para as práticas educacionais de professores da rede estadual

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

29.08.2019

Professores da rede estadual de ensino mineira selecionados para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) tiveram a oportunidade de aprimorar, durante seis semanas, seus conhecimentos em outro país e o resultado de todo aprendizado já está sendo refletido na sala de aula.

A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fulbright e teve entre seus objetivos promover o desenvolvimento dos educadores por meio do fortalecimento do domínio das quatro habilidades linguísticas: compreender, falar, ler e escrever em inglês.

"Foi uma oportunidade maravilhosa. Cheia de conhecimentos enriquecedores que já estou usando nas minhas aulas. Estou usando os planos de aula que ficaram disponíveis no sistema da faculdade onde estive e também estou usando as metodologias para incentivar o aluno a perder o medo do idioma, técnicas para cuidar da voz e aspectos da cultura dos EUA", conta Josiane Ferreira, professora das escolas estaduais Carlota de Andrade e Humberto de Campos, no município de Itanhomi, que participou da iniciativa.

Antes de viajar para o intercâmbio, o professor da Escola Estadual Guimarães Rosa, no município de Lontra, no Norte de Minas, Paulo Francisco Barbosa Junior, já tinha entre seus objetivos incrementar o projeto que é desenvolvido na escola, o Dia da Língua Inglesa. "No início de setembro vou reunir com a equipe da escola para planejarmos o projeto desse ano. Creio que muita coisa que vi lá será útil aqui". O projeto incentiva os estudantes a pesquisarem sobre vários temas relacionados aos países de Língua Inglesa e na culminância da iniciativa são realizadas apresentações artísticas e exposições.

Professora há 18 anos, Flavia Roberta Alves Pinto também foi uma das selecionadas para fazer a capacitação. Ela conta qual foi a principal lição que trouxe do intercâmbio. "Para mim foi o aprendizado cultural. Além disso, várias atividades tinham o professor como mediador do conhecimento", conclui a professora da Escola Estadual Alaíde Lisboa de Oliveira, em Belo Horizonte.

Intercâmbio também na Educação FísicaO professor de Educação Física na Escola Estadual Israel Pinheiro, Idélcio Fernandes Pereira, em Governador Valadares, também participa de uma experiência de formação internacional. No caso dele o intercâmbio é no Canadá. Pela relevância do projeto "Jogos Cooperativos: uma proposta para mediação de conflitos" que é desenvolvido na escola onde atua, ele foi selecionado para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica da Capes.

Os jogos cooperativos já faziam parte das aulas de Idélcio para os alunos do 6º ao 9º ano, mas eram esporádicos. Agora que as metodologias estão alinhadas em um trabalho escrito, passarão a fazer parte do plano político pedagógico de toda a escola.

"Um dos jogos é o "Nó Humano", em que os alunos se dão as mãos em uma grande roda e precisam memorizar quem segura cada uma das mãos. Depois andam livremente no meio desse círculo e, em determinado momento, eu peço para pararem onde estão e, sem sair do lugar, dar novamente as mãos às mesmas pessoas. Se eles fizerem isso e colaborarem para que os outros também consigam é possível voltar à grande roda que foi feita no início", esclarece Idélcio. O retorno do professor ao Brasil está marcado para o dia 30 deste mês.