Experiências em sala de aula durante a pandemia viram temas de colóquio em escola estadual

Mato Grosso

14.06.2022

Professores da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, em Comodoro, encontraram uma forma criativa de troca de experiências relacionadas ao período pandêmico. Eles serão protagonistas do “1º Colóquio de Experiências Didáticas (Coled): Desafios do Ensino na Educação Básica em Tempos de Pandemia de Covid 19”. Entre os dias 4 e 7 de julho, em formato online, vão apresentar nove simpósios, seis minicursos e promover sete mesas de debates que procuram abranger ao máximo o leque de reflexões, análises e debates em todas as áreas do conhecimento.

Para o diretor da unidade escolar, Frederico Teófilo, o colóquio foi o modelo de reunião mais apropriado para o momento. “Vamos expor e debater ideias sobre um tema que irá contribuir com todos os professores e a comunidade escolar”.

A professora doutoranda Luciana Raimunda de Lana Costa informa que o evento será aberto ao público pela plataforma Meet e canal do YouTube da escola. “Portanto, além de professores pais e alunos também poderão assistir, fazer perguntas e contribuir com o evento. O link de entrada será apresentado no momento da inscrição”, observa.

Luciana assinala que o evento terá convidados de outras escolas e instituições. Por ser online, há possibilidade de que trabalhos de outras cidades e até de outros estados sejam inscritos. “O foco é tecer diálogos entre a escola pública e a universidade, além de destacar que o professor da educação básica também produz ciência”, completa Luciana.

Embora seja a idealizadora do evento, Luciana ressalta que a equipe gestora formada pelo diretor Frederico Teófilo e os coordenadores pedagógicos Jucimar Silva e Maria Fernanda Vieira estiveram presentes em todas as ações, desde a elaboração à execução do projeto.

Mestres e Doutores

A ideia do colóquio surgiu pelo fato de a Educação Pública em Comodoro ser altamente qualificada. O corpo docente conta com um professor doutor e quatro doutorandos (estudos literários, história, ciências sociais e matemática), além de mestres em várias áreas (física, biologia, linguística, história, língua portuguesa e educação) e mestrandos (estudos literários, matemática, história, geografia, biologia e em educação).

“Percebemos que somos, literalmente, pesquisadores e apenas precisávamos destacar essa nossa ação. Inclusive, possuímos livros organizados em que a maioria dos autores são da nossa escola, como Experienciar: construindo saberes e Faces, a educação por diferentes prismas”, frisa Luciana.

A expectativa é que os participantes possam contribuir, de alguma forma, para a reflexão sobre a educação durante o período pandêmico e como os professores estão desenvolvendo suas práxis durante a pandemia.

“Esperamos que outras escolas possam ser parceiras e venham contribuir, pois o evento não é só da Escola Dona Rosa, mas um anseio de todos os profissionais da Educação. Se fazer ouvir enquanto práxis educacionais, se fazer inspiração dentro do espaço escolar e para além dele”, argumenta o diretor Frederico Teófilo.

Texto de Adilson Rosa.