Experiência inovadora em sala de aula será feita na Paraíba durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Paraíba

16.10.2015

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Atina Educação, promove nesta segunda-feira (19) a experiência “Vamos Transformar Sonhos em Realidade?” para alunos do ensino médio, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento vai acontecer a partir das 7h, na Escola Técnica Estadual Erenice Cavalcante Fideles, localizada na Av. Liberdade, em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa.

Dividido em duas partes, o evento terá uma apresentação de experiência desenvolvida pela manhã, com os alunos paraibanos, seguido de bate-papo com a plateia. À tarde, haverá a apresentação sobre como é possível realizar atividades transformadoras a partir da sala de aula.

A estratégia é fazer com que os alunos desenvolvam o pensamento científico na busca de soluções para problemas conhecidos e sugeridos por eles. A partir do tema empreendedorismo, professores utilizarão uma metodologia inovadora de ensino e aprendizagem que envolve atividades práticas e dinâmicas. Ao final, os jovens deverão ter em mãos um projeto viável para realizar seu projeto de vida, seu sonho.

Atina Educação – Desde 2008, desenvolve uma metodologia de ensino inovadora, baseada no contexto local, que engaja professores e alunos no estudo das ciências da natureza. Interessados e curiosos aprendem a pensar cientificamente e a ligar o pessoal e o coletivo, o local e o global, o presente e o futuro. A Atina oferece recursos pedagógicos e cursos customizados de formação de professores para propiciar a melhor experiência para todos, impactando positivamente os indicadores de Educação.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Foi estabelecida pelo Decreto Nº 5.101, de 8 de junho de 2004. É realizada no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

O objetivo é aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

http://paraiba.pb.gov.br/experiencia-inovadora-em-sala-de-aula-sera-feita-na-paraiba-durante-a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/