Experiência da Arena da Educação é compartilhada com educadores de escola do campo de Colider

Mato Grosso

23.11.2022

Uma parceria entre as Coordenadorias Pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação dos polos Cuiabá e Sinop trouxe à Capital, em 17 de novembro, um grupo de profissionais da Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’, do município de Colíder. O objetivo da visita foi trocar experiências com os coordenadores pedagógicos das Escolas Estaduais ‘Governador José Fragelli’ e ‘Clenia Rosalina de Souza’, ambas localizadas em Cuiabá.

O grupo conheceu a metodologia, o ambiente e o funcionamento das duas unidades, que são de Tempo Integral Vocacionadas ao Esporte. Em 2023, a Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’ será uma das onze novas unidades da Rede Estadual de Ensino que serão vocacionadas ao esporte. Para a unidade de Colider, as modalidades esportivas escolhidas foram voleibol, handebol, futsal, basquetebol, xadrez e tênis de mesa. Somando-se às três unidades existentes, o estado terá em 2023 um total de 14 escolas vocacionadas ao esporte.

A unidade ‘Governador José Fragelli’ foi a primeira de tempo integral vocacionada ao esporte no polo Cuiabá, e se tornou modelo em Mato Grosso. No local, os estudantes têm as disciplinas regulares como de Português, Matemática, Ciências, Língua Estrangeira e aulas de reforço. Além disso, há um tronco comum relacionado ao esporte, como, por exemplo, musculação e natação comum a todos, e rotina de treinos e atividades específicas vocacionadas ao esporte de preferência dos alunos.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’, Vanuza Cristina Gomes, destacou a importância da visita e a parceria com a DRE do polo Sinop. “A Diretoria Regional de Educação de Sinop sempre colabora com a unidade escolar e fortalece o direcionamento das ações pedagógicas. A visita foi de suma importância para a compreensão dos encaminhamentos para o próximo ano letivo”, disse.

A equipe de Sinop foi composta por Suzana Fabrim, coordenadora da COPED/Sinop; Marcos Cândido, professor técnico da COPED/Sinop; Sidnei da Silva Carvalho, Coordenador de NRE de Colíder; Maria Lúcia Borges Cavéquia, diretora da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros e Vanuza Cristina Gomes, coordenadora pedagógica da Escola Estadual ‘Coronel Antônio Paes de Barros’. O professor Paulo Santana, coordenador da Coped/Cuiabá, e a professora técnica Kênia, acompanharam a equipe de Colider nas duas visitas.