Exame nacional para certificação dos ensinos fundamental e médio está com inscrições abertas

Alagoas

27.05.2022
Se você ainda não concluiu os ensinos Fundamental ou Médio e deseja obter o certificado de conclusão nestas duas etapas, não perca esta oportunidade: a edição 2022 Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 está com inscrições abertas. O procedimento é gratuito e deve ser feito pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja até às 23h59 do dia 04 de junho. As provas acontecem no dia 28 de agosto.
 
Para se inscrever no Encceja, é preciso ter idade mínima de 15 anos para candidatos à certificação do Ensino Fundamental e de 18 anos para quem optar pelo Ensino Médio. É necessário que o candidato tenha completado a idade mínima exigida até o dia 28 de agosto. 
 
Alagoas
 
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, oito municípios alagoanos terão aplicação de provas do Encceja: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, União dos Palmares, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.
 
De acordo com a supervisora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Dirlene Monte, a coordenação estadual já iniciou o processo de seleção das escolas polos onde acontecerão as provas. 
  
Benefício
 
Em virtude da pandemia do Covid-19, os faltosos da edição 2020 poderão participar este ano sem necessidade de justificar ausência, assim como não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A participação no Encceja é gratuita para quem participa pela primeira vez ou se enquadra nos critérios anteriores.
 
 
Encceja 
 
O Encceja é uma realização do Inep em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio e são respectivamente responsáveis pela emissão do certificado e da declaração de proficiência.