Exame de proficiência avalia 730 alunos da rede estadual de ensino da Capital

Roraima

29.05.2019

Por: Marília Mesquita 

Fotos: Ascom/Seed

Será realizado nesta quarta-feira, 29, o Exame de Proficiência da Seed/RR (Secretaria de Educação e Desporto de Roraima) para 730 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de cinco escolas da Capital. A aplicação das provas será simultânea e será realizada por 26 servidores da Seed, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h30.

De acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2017, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental apresentaram desenvolvimento da leitura, escrita e operações matemáticas no nível insuficiente. Com a intenção de mudar essa estatística, a Seed criou o Projeto de Proficiência.

O objetivo do projeto é intervir com condições pedagógicas de desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, previstas para o melhoramento, aprendizagem e o desempenho dos estudantes.

“Por meio dessa avaliação vamos ter um diagnóstico do nível de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática das escolas. Essa iniciativa é apenas uma amostragem, posteriormente iremos atender as demais escolas”, explicou a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues.

As escolas que farão o exame são: Colégio Estadual Militarizado Irmã Tereza Parodi, Girassol, General Penha Brasil, Euclides da Cunha e Antônio Coelho de Lucena, que fazem parte do Programa Novo Mais Educação do Governo Federal.

“Por meio desse programa o Governo Federal disponibiliza recursos para as escolas de Ensino Fundamental. Este recurso é voltado para o melhoramento do desenvolvimento acadêmico dos alunos, por conta disso queremos saber o impacto desse programa nas escolas”, complementou a diretora.

As avaliações foram elaboradas pela Divisão de Fortalecimento de Currículo (DIFC) em parceria com a Divisão de Ensino Fundamental (DIENF), de acordo com a Matriz de Referência das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A correção das provas será feita nas escolas pelos professores das disciplinas, sob a orientação do coordenador pedagógico de cada escola.

PÓS EXAME

Resultado vai contribuir para novas estratégias de melhoria de ensino

Com os resultados dos exames, será feita uma avaliação e posteriormente será agendado um encontro com os professores das disciplinas correspondentes e coordenadores Pedagógicos das escolas a fim de traçar estratégias de melhorias na aprendizagem dos alunos nas habilidades em que mais apresentarem dificuldade.

Os professores que atuarão nas turmas do Projeto serão do quadro efetivo, lotados nas escolas e licenciados nas disciplinas em questão. “Esses profissionais elaborarão e desenvolverão planejamentos segundo as necessidades dos alunos”, ressaltou Raimunda.

O projeto terá a duração de oito meses, finalizando em dezembro. Ao final do período letivo será realizado mais uma prova para avaliar o avanço dos alunos ao longo do desenvolvimento do Projeto.

Segundo o Censo Escolar, a Rede Estadual de Ensino possui 383 escolas e 72.471 alunos, sendo 50 escolas de Ensino Fundamental e 5.685 alunos matriculados nesta etapa de ensino.