Ex-aluno da rede estadual do RN será palestrante na Campus Party

Rio Grande do Norte

03.04.2018

Natural da cidade de Mossoró, Paulo Paiva estudou durante toda sua vida em escolas públicas. Após concluir o ensino médio na Escola Estadual Moreira Dias, aprovado em 17 vestibulares, o rapaz ingressou no curso de Enfermagem, mas precisou largar os estudos para trabalhar e ajudar os pais.

Apesar de todas as dificuldades, Paulo não desistiu de seus objetivos. Com apenas 22 anos, o jovem desenvolveu um jogo para ajudar crianças com câncer e foi convidado a apresentar palestra, no próximo dia 14, no palco Games and Criativity da Campus Party Brasil 2018, principal evento tecnológico do país. 

Hoje(02), a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, convidou Paulo para visitá-la em seu gabinete e se mostrou orgulhosa das conquistas do estudante, que foi parte da rede estadual de ensino durante toda sua vida escolar. Ela o recebeu com a coordenadora de Tecnologia de Informação, Ana Paula Flor.  “Ele é um pequeno gênio. Muito me orgulha de saber de todos os objetivos que ele vem alcançando”, afirmou Santa Rosa. 

O jogo desenvolvido por Paulo Paiva, chamado Super K vs Câncer, foi criado para ensinar as crianças sobre a doença e sobre a importância de se manter otimista durante o tratamento, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças que lutam contra o câncer. “Percebi que os pais davam os celulares para distrair os filhos nos hospitais durante o tratamento. Então decidi desenvolver o jogo. Nada melhor do que um super-herói para inspirar as crianças nessa batalha”, afirmou Paulo. 

Na Campus Party, Paulo tem como objetivo tocar as pessoas, mostrando que é possível unir tecnologia e saúde para trazer benefícios e melhorias nas vidas das crianças que passam por esse tipo de tratamento durante sua infância. “Uma criança estando feliz, o tratamento age de uma maneira diferente. Nosso intuito no evento é conscientizar os participantes de que é possível usar a tecnologia também nesse aspecto”, completou o jovem.

Antes mesmo de se aventurar na Campus Party, Paulo já coleciona certificados de viagens e eventos que participou. Ainda no primeiro ano do ensino médio, o estudante participou de seleções para jovem embaixador e, no ano seguinte, foi selecionado para viajar para Londres e visitar as Universidades de Cambridge, Oxford e Imperial College, através do Ciência RN – uma parceria entre a Secretaria de Educação do RN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). “Foi nesse período que tive a ideia de desenvolver alguma coisa que pudesse ajudar as crianças. Voltei para o Brasil e executei a ideia”, contou.

O aplicativo de Paulo Paiva está disponível, por enquanto, apenas para o sistema operacional android, disponível na Play Store. O jogo custa R$ 12,99 e toda a renda arrecada é destinada para o setor pediátrico da Associação de Portadores de Câncer do Brasil. Paulo ainda não consegue viver apenas da Ciência e Tecnologia, mas, para ele, o importante é o compromisso em continuar ajudando as crianças e o reconhecimento de seu trabalho pelos seus conterrâneos. “Me sinto muito orgulhoso em fazer parte de um evento que sonhei em ser participante. Eu já tive reconhecimento lá fora, mas nada é mais gratificante do que receber isso na sua terra”, ele diz.

Campus Party Brasil

A Campus Party Brasil acontece anualmente e é considerada a maior experiência tecnológica do país. Em 2018, a cidade de Natal vai sediar uma edição do evento, que será realizada de 11 a 15 deste mês, no Centro de Convenções, em Ponta Negra. O evento é parceria inédita entre o Governo do Estado e o Instituto Campus Party.