Ex-alunas da rede pública são convocadas pela seleção feminina de Handebol

Piaui

11.04.2022

A dedicação de duas estudantes da rede pública estadual de ensino resultou na conquista importante para o esporte piauiense. Yasmin Sousa Ferreira e Ana Maria Nascimento de Sousa, ex-alunas do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Júlia Nunes Alves foram convocadas pela Confederação Brasileira de Handebol para integrar a Seleção Brasileira Juvenil Feminina na fase de treinamento para o Campeonato Sul-Centro Americano de Handebol, a ser realizado em Taubaté-SP.

Yasmin Sousa e Ana Maria, convocadas para atuar nas posições de ponta direita e armadora direita, respectivamente, participam da equipe feminina do Julia Nunes - GHC/PI. As atletas do handebol são ex-estudantes e foram formadas no projeto escolar do Ceti Professora Júlia Nunes Alves, localizado no bairro Dirceu, Zona Sudeste de Teresina.

As ex-estudantes do centro de tempo integral iniciaram o ciclo esportivo dentro da escola com o time de handebol em um projeto beneficente, Águias de Fogo do Júlia Nunes. As talentosas jogadoras participaram do projeto que funciona na escola há seis anos integrando os estudantes ao esporte.

Atualmente a equipe de handebol da escola conta com trinta alunos participando dos treinamentos que conta com um professor dedicado à equipe. As estudantes da equipe de handebol contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no custeio para viagens, deslocamentos e alimentação nos torneios em que eram inscritas em todo o país.

A diretora Francineth Medeiros comentou a importância da convocação das atletas para seleção brasileira de handebol. "A convocação de duas alunas que passaram na escola, são formadas na rede estadual e agora têm essa conquista é um estímulo para as outras atletas, para as outras estudantes que têm o mesmo objetivo", disse.

O desempenho da atleta piauiense Yasmin Ferreira a levou a ser contratada pela equipe Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

"Fui aluna e atleta da escola Júlia Nunes, que é referência em gestão e no apoio aos atletas para que tenhamos bom desempenho na escola e na quadra. Recebi uma bolsa de estudos para competir e estudar por 2 anos e sempre tive o suporte da gestão. Em toda viagem tive o apoio na alimentação, hospedagem, passagem e existia este compromisso. A escola tem boas referências, pois eu, assim como outras atletas, também chegamos a um bom desempenho na vida escolar, na vida de atleta. Eu, como estudante do Ceti Julia Nunes, só tenho a agradecer por todo apoio e dizer que tudo o que está acontecendo na minha vida foi graças à escola", revelou a estudante.

Ana Maria cursou o Ensino Fundamental e Ensino Médio no Ceti. Ela comenta como a escola foi lhe proporcionou seguir seu sonho de competir no esporte.

"Toda a equipe do Julia Nunes buscou aumentar minhas chances durante os seis anos em que participei das atividades de treinamento. Pude aprender na escola e no esporte a ser uma pessoa determinada e buscar meus objetivos. A escola foi importante nesta fase e foram uma família para mim", comentou a atleta.


A gestora do Ceti reforça que parte das atletas possuem o perfil econômico de baixa renda e o incentivo pela escola para a dedicação na educação e no esporte foram determinantes para as conquistas. "Algumas alunas passam por dificuldades familiares e o projeto resgata os sonhos, a vontade de vencer na vida como o exemplo das estudantes que hoje vivem na cidade de São Paulo graças ao esporte e estão ingressando em uma universidade", destacou Francineth.

No Ceti Julia Nunes Alves a comunidade escolar conta com o desenvolvimento de outras práticas esportivas como a capoeira e o vôlei, totalmente abertas à comunidade.