Goiás
09.11.2021Gestores educacionais e coordenadores regionais de Educação participaram, na última quinta e sexta-feira (04 e 05/11), do 1º Encontro de Gestores das Unidades Educacionais da Rede Estadual de Educação. O evento marcou o anúncio de novos investimentos na Educação goiana e a aproximação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/Goiás) e as unidades escolares.
Realizado no Centro de Culturas e Eventos da UFG, o primeiro dia de encontro contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, que, juntos, anunciaram uma série de novidades na área da Educação.
Além das novas etapas dos programas Reformar e Equipar, foram lançadas a implantação de energia solar nos colégios estaduais, a aquisição dos laboratórios móveis de informática, a distribuição de chromebooks para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e a Bolsa Estudo, que contemplará estudantes do Ensino Médio.
Novas medidas
Diante de tantas novidades, o segundo dia de encontro foi dedicado à apresentação e resolução de dúvidas sobre as novas medidas e programas do Governo de Goiás. Na oportunidade, os diretores escolares puderam ouvir cada um dos superintendentes da Seduc e entender melhor como cada ação será executada nas instituições de ensino.
A superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha, foi uma das primeiras a falar na manhã da sexta-feira (5/11). Na ocasião, ela apresentou detalhes do processo de implantação das novas escolas de tempo integral na rede estadual de Educação, a partir do ano que vem.
“Não é só uma questão de aumento da carga horária”, ressaltou a superintendente em sua fala. “Tem todo um arcabouço para a criação de uma escola de tempo integral”.
A perspectiva é que, no ano de 2022, o número de Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) passe de 164 para 269 unidades.
Novo Ensino Médio
Quem também participou da manhã de apresentações foi a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, que esclareceu os gestores sobre a adoção do novo Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DCGO – Ensino Médio), aprovado no dia 15 de outubro pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-GO).
O DC-GO representa a adequação do currículo desta etapa de ensino à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Novo Ensino Médio. Dentre as mudanças previstas no documento estão a ampliação do tempo mínimo que o estudante deve permanecer na escola, que muda de 800 horas para 1.000 horas anuais, e a inclusão de itinerários formativos no currículo escolar.
Segundo Osvany Gundim, a Seduc está oferecendo todo o suporte nessa transição de currículos. Além das lives formativas de apresentação dos itinerários formativos aos professores, os profissionais da Educação participarão de cursos de aperfeiçoamento ofertados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC).
Após a fala da superintendente, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, reforçou a necessidade de um olhar especial para o Ensino Médio da rede estadual de Educação e, especificamente, para os estudantes dessa etapa de ensino.
Ela ressaltou que é dever do Estado ofertar um Ensino Médio de qualidade e, acima de tudo, se comprometer com a permanência dos jovens dessa etapa nas escolas.
“Não percam nenhum aluno do Ensino Médio, pois cada menino é um diamante que a gente precisa lapidar”, afirmou.
Manutenção dos protocolos
O segundo dia de evento contou ainda com a participação especial do secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino; e do presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio Roberto de Castro.
Ismael Alexandrino aproveitou a presença de todos gestores escolares em Goiânia para relembrar a importância da manutenção dos Protocolos de Biossegurança nas escolas, sobretudo após a retomada das aulas presenciais.
Já o presidente do CEE-GO, Flávio Roberto, destacou o papel da entidade dentro do sistema educacional goiano. Ele ainda aproveitou a oportunidade para parabenizar os gestores educacionais pela atuação durante a pandemia de Covid-19.
“Eu sei que vocês, junto com os professores, foram os principais lutadores durante essa fase de pandemia. Então, fica aqui o meu reconhecimento e o meus parabéns a vocês”, concluiu ele.