Evento reúne estudantes indígenas para explorar soluções inovadoras e tecnologia em Pesqueira

Pernambuco

19.07.2024

Com foco no tema “Soluções originárias e inovadoras para desafios dos territórios”, a abertura da segunda edição do Ideathon Origens aconteceu nesta segunda-feira (15), na Escola Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, conhecida como Escola Indígena Milson e Nilson, situada na Vila de Cimbres, no município de Pesqueira, no Agreste do Estado. O evento reuniu estudantes de quatro povos indígenas pernambucanos e contou com apresentações culturais típicas dos povos da região. A programação segue até esta terça-feira (16), e inclui palestras, oficinas e mentorias sobre inovação e tecnologia. 

Promovido pelo Projeto Desenvolve PE, parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), o Ideathon reunirá mais de cem alunos de escolas indígenas dos povos Xukuru; Tuxá; Kapinawá e Kambiwá, dos municípios de Pesqueira, Ibimirim, Buíque e Inajá.

Os estudantes contarão com o suporte de professores e mentores especialistas em inovação para pensar em soluções inovadoras e aplicáveis para desafios das comunidades em que vivem. As ideias desenvolvidas serão apresentadas para uma banca avaliadora que escolherá as melhores soluções propostas.

De acordo com a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó – Ipanema, Lúvia Bezerra, o Ideathon Origens é um exemplo brilhante de como se pode unir inovação e cultura para promover o desenvolvimento educacional e comunitário. “Ver a participação ativa dos estudantes indígenas e o entusiasmo com que abraçaram as novas tecnologias é muito inspirador. Este evento não só proporciona uma plataforma para que nossos jovens explorem e desenvolvam suas habilidades tecnológicas, mas também reafirma a importância de nossas raízes culturais”, destacou. 

Em paralelo ao Ideathon, na escola também acontecerá uma oficina de robótica e inteligência artificial. Este curso será ministrado por especialistas em tecnologia do Instituto de Economia Circular (IEC) para uma turma de 50 estudantes. Durante os dois dias, os alunos da oficina estudarão conteúdos que abrangem programação de computadores, funcionamento de motores e componentes eletrônicos e softwares de inteligência artificial, dentre outros.

Para a estudante Tayná Milena, participar do Ideathon Origens está sendo uma experiência incrível. “Como estudante indígena, nunca imaginei que teria a oportunidade de aprender sobre robótica e inteligência artificial. Durante esses dois dias, vou ter a oportunidade de trabalhar em equipe com outros estudantes da minha comunidade e de outras comunidades indígenas. Conhecer professores e mentores especializados em inovação é muito inspirador e me faz acreditar que podemos criar soluções inovadoras que respeitem nossas tradições e ao mesmo tempo tragam melhorias para nosso povo”, salientou.