Evento online da escola estadual Elizabet Evangelista Pereira atrai mais de 5 mil internautas

Mato Grosso

17.11.2022

Alunos da Escola Estadual ‘Elizabet Evangelista Pereira’, em Rosário Oeste, realizaram a 1ª Feira da Matemática Online com a apresentação de 28 projetos de cunho pedagógico abordando conteúdo do cotidiano. O evento ocorreu pela página da escola no Instagram e teve a participação de estudantes e da comunidade escolar. “Foram mais de cinco mil visualizações, resultado além das expectativas”, comemorou o idealizador do evento, professor de matemática Alaércio Lemes.

Os estudantes fizeram a apresentação de seus trabalhos na quadra poliesportiva e de lá, foi transmitida pela rede social. Pela quantidade de trabalhos e dos detalhes apresentados por cada equipe, o evento foi estendido até o período noturno.

Para Alaércio Lemes, a apresentação não presencial dos trabalhos nasceu da necessidade de elaboração de novas metodologias de ensino para a matemática. Com o evento não presencial, foi possível despertar o interesse pela disciplina, inclusive, de estudantes de outras escolas.

A unidade escolar utiliza metodologia ativa, na qual os alunos aprendem matemática por meio de projetos práticos, pelo qual o conteúdo é assimilado de forma rápida e prática.

“Conseguimos estabelecer relações entre diferentes representações matemáticas, tais como a aritmética, álgebra, probabilidade, relações trigonométricas, poliedros, tecnologia, geometria e estatística em meio a conhecimentos de história da matemática”, assinala Lemes.

Embora o evento online tenha sido um sucesso, para o próximo ano, poderá ser presencial com escolas convidadas. “Já estamos planejando desde agora. Os alunos estão empolgados para a segunda edição”, finaliza o professor.