Evento marca início do III Ciclo de Seminários sobre Gestão Educacional na Era da Inteligência Artificial em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

26.05.2025

Iniciou na manhã da última sexta-feira (23), no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, a abertura oficial do III Ciclo de Seminários: Gestão Educacional na Era da Inteligência Artificial – edição 2025. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, representantes de instituições de ensino superior e especialistas de renome nacional, marcando o começo de uma jornada formativa que se estenderá ao longo do ano com ações voltadas à inovação na gestão escolar pública.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, representando o governador Eduardo Riedel; a diretora-presidente da Fabed (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), Maria Cecilia Amendola da Motta; a secretária municipal de Educação de Itaquiraí/MS e presidente da Undime-MS, Silvia Patricia Freire; o senador Nelsinho Trad; o professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP; o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert; a pró-reitora da Anhanguera-Uniderp, Danielle Castelo Branco; e a pró-reitora do IFMS, Cláudia dos Santos Fernandes.

A programação da manhã incluiu duas palestras temáticas de destaque. A primeira, “Inteligência Artificial e Dados Educacionais: Inovação e Estratégia na Gestão Escolar”, foi conduzida pelo professor Mozart Neves Ramos (USP) e por Caroline Zanata, fundadora da VieTech. Em seguida, os professores Rosa Maria Vicari (UFRGS) e Evandro de Barros Costa (UFAL) ministraram a palestra “Inteligência Artificial na Educação”, trazendo reflexões sobre os impactos e as possibilidades da IA no ambiente escolar.

O secretário Hélio Daher destacou que a inteligência artificial é uma ferramenta promissora, mas que exige estudo e cautela.

"A inteligência artificial complementa nosso trabalho, agiliza processos como o planejamento pedagógico e a gestão, mas jamais substituirá a essência humana da educação", afirmou. Ele também apontou o potencial da IA para personalizar estratégias educacionais com base em dados dos estudantes, permitindo intervenções mais eficazes.

Durante sua participação, o senador Nelsinho Trad reforçou a importância do uso consciente da tecnologia nas escolas: “A inteligência artificial não deve ser vista como um ‘monstrengo’, mas como uma aliada na educação”, afirmou. Ele destacou ainda o papel da família e da escola na preservação de hábitos como a leitura e a pesquisa, mesmo diante das facilidades oferecidas pela tecnologia: “É fundamental promovermos um debate sereno e consciente sobre esse tema, integrando a modernidade sem abrir mão dos valores tradicionais no aprendizado. ”

A diretora-presidente da FADEB/MS, Maria Cecilia Amendola da Motta, destacou que a formação representa um avanço estratégico na gestão educacional do Estado.

"Desde 2023, começamos esse trabalho com duas frentes: matemática e gestão. Este ano, ampliamos o foco para todos os gestores – secretários de educação, diretores, coordenadores pedagógicos – para que a gestão educacional entre de fato na era da inovação," explicou.

Ela reforçou que o objetivo do seminário é desmistificar o uso da IA nas escolas públicas: "Hoje é um primeiro passo para quebrar preconceitos e mostrar que a IA veio para ajudar, não para substituir," afirmou.

Maria Cecilia comemorou ainda o grande interesse pela iniciativa: "Tivemos 600 inscritos e mais de 80 novas inscrições no dia. Isso mostra que Mato Grosso do Sul tem gestores e professores que realmente querem inovar."

O ciclo formativo será dividido em três etapas: a abertura presencial, a formação online (por meio da plataforma da FADEB/MS) e um novo encontro presencial em agosto, com seminários e mesas-redondas. O objetivo é fomentar a reflexão crítica e capacitar diretores, coordenadores, secretários municipais e demais gestores da educação pública de Mato Grosso do Sul para o uso responsável e estratégico da IA nas escolas.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Vangivaldo Miranda, Fadeb