Ética, cidadania, meio ambiente e consumo consciente são temas discutidos em escola de Aracruz

Secretaria de Estado da Educação do ES

16.09.2019

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, em Aracruz, tem promovido entre os alunos, debates a respeito de assuntos como: ética, cidadania, meio ambiente e consumo consciente. O foco das palestras, é a construção da realidade social dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida coletiva, a partir do princípio da participação política na comunidade escolar.

De forma interdisciplinar, o projeto visa envolver os estudantes em temas da atualidade que interferem diretamente na realidade cotidiana. Têm sido realizadas algumas atividades de campo com o intuído de enriquecer o discurso para as futuras discussões.

A pedagoga Elizabete Rodrigues Pereira, contou que por meio do projeto, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Ciências e Matemática, os alunos assistiram a exibição do filme Megamente, onde o personagem principal é vítima de bullying. A atividade deu início a uma roda de conversa sobre respeito às diferenças.

O grupo de estudantes também foi até a um ponto viciado de lixo e isso os direcionou à reflexão da importância de atitudes necessárias entorno de questões voltadas à sustentabilidade, como repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. A reflexão também esteve entorno do consumismo durante atividades propostas pela equipe pedagógica.

A aluna Gabriela Luiza Oliveira Correa lembrou que “as aulas de Matemática serviram para desenvolver em nós a consciência de economia e gastos que devemos estar atentos. Nas aulas de Geografia e Ciências vimos como é importante evitar compras exageradas para não jogar muita coisa no lixo. Vimos também, a necessidade de reutilizar os objetos antes de jogar fora. É importante reciclar o lixo”, frisou.