ETEPAM promove Dia da Família com debate sobre saúde emocional

Pernambuco

14.08.2019

A Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (Etepam), situada na Zona Norte do Recife, vivenciou o Dia da Família, onde responsáveis pelos estudantes assistiram a palestras com a temática "Como aliviar o sofrimento da vida?". Na programação, apresentações culturais promovidas pelos próprios alunos da unidade de ensino e palestras ministradas pelo historiador Henrique Inojosa, e o jornalista e escritor Raimundo Carrero.

Há poucos meses à frente da gestão da Etepam, Alessandra Xavier percebeu um aumento no número de estudantes com depressão, ansiedade e outros distúrbios psíquicos que estão afetando seus desempenhos na escola. Neste Dia da Família, cujo momento também serve como reunião de pais e mestres, a gestora apostou em uma programação voltada para discutir sobre emoções, saúde mental e relações familiares. "O que a gente percebe é que esses adolescentes ainda não sabem lidar com a dor e com a frustração. Então decidimos abordar esta temática com os responsáveis pelos alunos, porque às vezes eles também não sabem lidar com os problemas dos filhos, e a escola não alcança esses adolescentes por completo", disse.

Mãe de um estudante do terceiro ano do Ensino Médio da escola, Nilma Rodrigues vê a iniciativa da unidade de ensino com entusiasmo, e acredita que estreitar a relação entre escola e responsáveis pelos estudantes é o melhor caminho para o desenvolvimento dos adolescentes. "Quando a família se ausenta, a escola sente. E não é somente da escola o papel de redução da carga emocional dos estudantes. É preciso haver diálogo em casa, educação doméstica. Então o que está acontecendo aqui é algo excepcional, pois vemos a escola convocando os pais, mães e responsáveis para discutir sobre algo que pode mudar a saúde  dos nossos filhos, que vai ter consequência direta nas notas em sala de aula e na vida profissional deles", declarou.

A estudante Thayanne Mery, do segundo ano do Ensino Médio, encenou, juntamente com seus colegas de turma, uma peça sobre as problemáticas das relações interpessoais em casa, com foco nas mães, pais e filhos adolescentes. "Alguns pais não conseguem ter muito diálogo com os filhos em casa, então é preciso alguém tomar uma iniciativa. E acreditamos que quando o pai não tem total acesso ao filho, a escola abre um caminho para o entendimento com um dia inteiro falando sobre isso. Me sinto muito feliz em poder passar essa mensagem, pois acredito que depois deste dia, muitos que estão nos assistindo vão mudar de comportamento em casa", contou a aluna.

"Eu venho aqui palestrar com uma alegria enorme, porque além de conversar com o jovem, eu vou conversar com os pais. Esse encontro é fundamental para o desempenho escolar e emocional desses jovens, porque a educação acontece quando se há apoio também. E falar sobre como a literatura vive no meio social onde não se lê, também contribui para uma interação melhor entre as duas partes", frisou Raimundo Carrero.