Pernambuco
09.11.2020A atual Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, localizada no bairro de Água Fria, se converterá na primeira Escola Técnica Estadual (ETE) de Arte e Cultura da Rede Estadual. Situada na Zona Norte do Recife, o espaço ofertará aos estudantes os cursos de teatro e artes visuais. Além dela, a nova ETE Nelson Barbalho, em Caruaru, será responsável por oferecer cursos de produção de áudio, vídeo, rádio, TV e internet. Ambos os segmentos tem por objetivo fortalecer a vocação para o segmento da economia criativa.
“A área de impacto da escola está, provavelmente, no território mais criativo do Recife. A região da Bomba do Hemetério é considerada hoje a nascente de tudo o que tem de cultura com raiz pernambucana, passando por maracatu, caboclinho e cavalo marinho. E em cima disso, ter uma escola que alimenta essa cadeia, melhorando a qualidade de formação dessas manifestações culturais é um acerto muito grande. A escola vai ser o primeiro contato desses estudantes, ofertando conhecimento técnico para que essas manifestações estejam cada vez mais presentes”, destacou o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto.
Quem também comemorou a transformação foi o gestor da unidade de ensino, Diogo Maia. “A escola está extremamente animada para ser convertida em Escola Técnica. É um grande passo em nossa história, principalmente pela oportunidade de ser a primeira a oferecer cursos voltados para a cultura. Estamos inseridos numa região muito rica nas mais diversas expressões culturais, então queremos ampliar os muros da escola para que a comunidade se sinta cada vez mais pertencente ao nosso espaço”, comentou.
“Há alguns anos a Secretaria de Educação e Esportes vem desenvolvendo projetos em articulação com a Secretaria de Cultura, e assim beneficiando estudantes do Cais ao Sertão do Estado. O lançamento da escola vem coroar esses anos de parceria, ao passo que faremos um trabalho integrado na oferta dos cursos técnicos de teatro e artes visuais, oportunizando a vivência de experiências muito alinhadas ao cenário artístico e cultural de Pernambuco”, acrescentou a secretária executiva de Educação Integral e Profissional do Estado, Maria Medeiros.
Novas ETEs - Além da Professor Alfredo Freyre e da Nelson Barbalho, o Estado ainda contará com mais duas Escolas Técnicas. No bairro de Rio Doce, município de Olinda, a ETE Chico Science tem como foco principal a área de saúde, envolvendo nutrição e dietética, além de farmácia. Na Avenida Cruz Cabugá, a EREM Ginásio Pernambucana é outra unidade que está sendo transformada em ETE.
Inscrições - Estão sendo ofertadas 8.445 vagas para 26 cursos técnicos em 37 municípios. Podem participar candidatos que terão concluído o Ensino Fundamental até janeiro de 2021. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de novembro, exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br, de forma gratuita. O edital pode ser conferido aqui.
As provas serão aplicadas remotamente entre os dias 17 e 27 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição. O resultado será divulgado no dia 4 de dezembro no site da Secretaria e as matrículas efetuados entre os dias 9 e 15 de dezembro. Para efetivar o cadastro é necessário que o estudante tenha CPF e email.
Confira os cursos ofertados: Administração, Agroecologia, Agropecuária, Artes Visuais, Comunicação Visual, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Edificações, Eletrotécnica, Eventos, Farmácia, Guia de Turismo, Logística, Marketing, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Multimídia, Nutrição e Dietética, Produção de Áudio e Vídeo, Programação de Jogos Digitais, Publicidade, Rádio, TV e Internet, Redes de Computadores, Sistemas de Energia Renovável e Teatro.