ETE Isaac Martins Rodrigues é inaugurada em Abreu e Lima

Educação

18.06.2021

A Escola Técnica Estadual (ETE) Isaac Martins Rodrigues, em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi inaugurada nesta sexta-feira (18) com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara, e o secretário de Educação e Esportes (SEE), Marcelo Barros. A unidade de ensino oferece os cursos Técnico em Administração e Técnico em Redes de Computadores e beneficia, atualmente, 348 estudantes do município e região. 

“Hoje é um dia de muita alegria para a educação do nosso estado. Estamos inaugurando uma escola que atualmente oferece dois cursos técnicos, e no próximo ano teremos cerca de mil estudantes aqui se qualificando e se preparando para o mercado de trabalho. O governo Paulo Câmara é o que mais investe em educação e, sem dúvidas, essa é uma escola que vai promover uma transformação para a comunidade”, frisou o secretário Marcelo Barros.  Além dos gestores, participaram da cerimônia o prefeito da cidade, Flávio Gadelha, a gestora da unidade de ensino, Miriam Paz, alguns estudantes e convidados. O evento seguiu todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel. 

Acompanhado de Barros, Paulo Câmara visitou todas as dependências da unidade de ensino e conversou com os estudantes. “Eu estou muito feliz em estar aqui inaugurando essa escola, que é um prédio estruturado com todos os equipamentos e laboratórios para que os estudantes tenham condições de receber um aprendizado cada vez mais qualificado. É com a educação que vamos transformar a vida das pessoas. Mesmo num momento muito difícil, que é o de pandemia, é muito importante priorizar o futuro, e a educação é o que há de fundamental para o futuro dos nossos jovens”, declarou Câmara. 

O estudante Thiago Lima, do 2º ano do Ensino Médio da ETE, falou da importância do equipamento para a região. “Essa escola é um ambiente que a gente se sente confortável em estar, porque além de nos passar o conhecimento, aqui se passa segurança e um cenário de futuro, em que a gente pode sair daqui com algo certo lá fora. Apesar de recém construída, essa escola já faz parte da identidade de Abreu e Lima, já é a escola de referência para a cidade”, contou. 

ETE Isaac Martins Rodrigues - Com investimentos de R$ R$ 11,9 milhões, a estrutura da ETE conta com 5.623,76m² de área construída e é composta por seis blocos interligados por passarelas cobertas, 12 salas de aula, laboratórios de biologia, química, física, matemática, línguas, informática e educação profissional, biblioteca, bloco pedagógico e administrativo, serviços e vivência, além de quadra poliesportiva coberta - com vestiários e sala multiuso. 

Cursos Subsequentes - A abertura de matrículas para cursos técnicos subsequentes na unidade escolar está prevista para fevereiro de 2022, quando a unidade deverá atingir a capacidade máxima, atendendo mais de mil estudantes. No momento, a unidade de ensino está com turmas ativas dos cursos técnicos de Administração e Redes de Computadores, contabilizando 348 estudantes beneficiados.

A Rede Estadual de Educação conta com 1.055 unidades de ensino espalhadas por todas as regiões de Pernambuco, sendo 50 Escolas Técnicas Estaduais (ETE); 420 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM); 435 escolas regulares; e 149 escolas indígenas.