ETE Governador Eduardo Campos completa seis anos e ganha laboratório de enfermagem

Inauguração

17.08.2021

No dia 14 de agosto a Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, completou seis anos de trabalho e dedicação com a educação da região. Para celebrar esta data, na sexta-feira (13), foi realizada a acolhida com uma apresentação cultural dos estudantes do Ensino Médio recepcionando os representantes da Secretaria Executiva de Educação Integral a Profissional (SEIP) e da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, que estiveram presentes no evento. 

Durante as comemorações, o gerente geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, George Bento; a gestora da GRE Agreste Meridional, Adelma Elias; e o gestor da escola, Euclides Willian; participaram de um momento de exposição de novos planos para a escola com o propósito do aprimoramento educacional e qualificação profissional dos estudantes. A festividade deu continuidade com o grande presente para a escola, que foi a inauguração do laboratório de enfermagem. "A implementação de mais este espaço fortalece, sobretudo, a formação profissional, principalmente nos cursos da área de saúde. Sem sombra de dúvidas é uma grande conquista para São Bento do Una e para o Agreste Meridional", avaliou Bento.

Os equipamentos recebidos para o laboratório foram:  bonecos para treinamento de RCP; Modeloa Anatômicos: humano (bissexual, recém-nascido, pelves do aparelho feminino e masculino, sistema respiratório, sistema digestório, nariz, corte de pele, olho, esqueletos); Manequins para Treinamento: braços para injeções e transfusão sanguínea; aspiradores cirúrgicos, berço para recém-nascidos, estufa de esterilização, esfigmomanômetros e tensiômetros, cuba rim, laminas para laringoscópio, suportes de soro, fitas métricas, desfibrilador, maca hospitalar, carrinho de curativo, balanças digitais adulto e pediátrica, suportes de braço, ressuscitadores pulmonares adultos e pediátricos, escada hospitalar, mesa ginecológica, suporte de saco hamper, lixeiras hospitalares, papagaio e aparadeiras de inox.

De acordo com a coordenadora do curso técnico em enfermagem, Sthella Braga, a construção do laboratório de enfermagem na escola agrega o potencial do corpo docente e irá potencializar a capacidade de continuar formando trabalhadores altamente competentes para compor o sistema de saúde local, regional e nacional. “O laboratório didático irá atender às necessidades do nosso curso técnico em enfermagem e favorecer uma melhor experiência de ensino-aprendizagem. Para todos nós, o nascimento desse tão esperado espaço com a qualidade dos equipamentos aqui presentes representa a afirmação do projeto político da nossa escola técnica para ser inclusiva, interdisciplinar e indutora do desenvolvimento profissional de qualidade”, enfatizou. 

O espaço didático será utilizado tanto nas aulas de regência dos componentes curriculares, quanto nas aulas práticas e estágios obrigatórios de introdução às técnicas de enfermagem ofertadas pelo curso técnico. O curso de Enfermagem conta com duas turmas ativas em regência (I e II módulos). Além desse curso, a ETE Governador Eduardo Campos oferece os cursos de Agroecologia e Redes de Computadores. Atualmente, a unidade de ensino atende cerca de 900 estudantes.

“A ETE Governador Eduardo Campos completa seis anos em grande estilo. A escola vem sendo cada ano equipada, preparada e vem preparando os jovens e adultos para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente. Nessa perspectiva, recebemos um presente muito significativo, que foi um laboratório totalmente moderno de enfermagem, que vai contribuir ainda mais para que possamos continuar fazendo a diferença na vida da comunidade escolar e cidades circunvizinhas. Ele é um laboratório que vai agregar e fazer com que possamos cada vez mais aprimorar a qualidade do ensino da nossa escola”, frisou o gestor da escola, Euclides Willian.