ETE Dom Bosco inaugura Agência Experimental Trindade com foco em empreendedorismo e inovação

Escolas tecnicas

11.08.2021

Consolidando o DNA pioneiro e inovador e com a proposta de fomentar o empreendedorismo e a economia criativa, a Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, inaugura nesta quarta-feira (11) a Agência Experimental Trindade. O espaço irá alinhar a teoria e a prática, trazendo a oportunidade de vivência de mercado, através da oferta de soluções de comunicação integrada em marketing e publicidade. O evento, que seguirá todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, contará com a presença de parceiros como autoridades, universidades, representantes de agências locais, marcas, além de estudantes da unidade de ensino. 

De acordo com a gestora da unidade de ensino, Andréa de Kássia, esta é a primeira escola de marketing e publicidade em funcionamento em escola pública de Ensino Médio no Brasil.  Os cursos de Marketing e de Publicidade foram implantados na ETE Dom Bosco em 2020. Neste ano de 2021, com a proposta da agência, a ETE realizou uma seleção dos corpos discentes dos dois cursos para formar as equipes que atualmente atuam no espaço. Ao todo, 42 alunos estão em atividade na agência, que tem como objetivo ofertar serviços de elaboração de estratégias de marketing e campanhas publicitárias para a comunidade escolar, adjacentes, empreendedores e empresas parceiras, colocando o estudante como protagonista e parte integrante no processo de tomada de decisão do planejamento, execução e mensuração de resultados . 

A Agência Trindade, sob o comando da coordenadora Ana Karla, com projeto piloto em funcionamento desde o início do ano letivo, já começou com a perspectiva de inovação em conteúdo, método e gestão. Para ficar pronto, o laboratório recebeu um investimento de cerca de R$ 60 mil. A agência está dividida em sete áreas: atendimento, planejamento, criação, produção, mídia digital, marketing e pesquisa, que irão trabalhar de acordo com a necessidade do cliente. Nele, foram implantadas duas salas makers para criação, sala de reunião e postos de trabalho como mídia, atendimento, inteligência de mercado, e outros. 

A Agência Experimental de Marketing e Publicidade Trindade já atende três marcas e empreendedores da região. Os estudantes atuam nela como estagiários e alunos de aulas práticas. “A expectativa dessa inauguração é grande, pois temos uma honra em ser a primeira agência de marketing e de publicidade a funcionar em escola pública de Ensino Médio no País. Estamos construindo uma história e esperamos firmar mais parcerias para formar e abrir portas de emprego para os nossos estudantes”, contou Andrea. 

Nesta quarta-feira, dia da inauguração, os estudantes vão apresentar o trabalho de identidade visual e criação de marca de um negócio tocado por um funcionário da escola. Paulo Manoel da Conceição, auxiliar de serviços gerais da ETE, vende munguzá e participa do projeto “Empreendedor Amigo” da agência, que tem como objetivo ajudar pequenos empreendedores que não têm condições de arcar com um serviço de marketing. Após a apresentação, o funcionário espera alavancar o negócio, que o ajuda a complementar a renda da família. “A minha expectativa é de melhorar as vendas, chamar mais a atenção dos clientes, melhorar a higienização do negócio. Gostei da ideia dos meninos na criação da marca e da credibilidade oferecida a mim. Ficou muito bonito”, disse o empreendedor. 

"A prática profissional é uma prioridade nas ETEs. A criação de uma agência experimental mostra o arrojo da ETE Dom Bosco, uma escola super conectada com as melhores práticas da educação profissional, sempre alinhada ao setor de economia criativa. Com certeza é uma grande conquista para o Estado de Pernambuco", avaliou o gerente geral de Educação Profissional da SEE, George Bento.

História - A Escola Técnica Estadual (ETE) Dom Bosco, localizada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, foi criada em 16 de março de 2020 quando, através da portaria 48.812, publicada no Diário Oficial no dia 17 de março de 2020, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, transformou a já tradicional Escola Dom Bosco em Escola Técnica Estadual Dom Bosco. A unidade técnica de ensino passou então a ofertar o curso de Marketing, o segundo da Rede Estadual no Nordeste, e o curso de Publicidade, o primeiro da Rede Estadual em Pernambuco. É importante destacar que os cursos técnicos de Marketing e Publicidade são ofertados em duas modalidades: de forma integrada ao Ensino Médio, como também do curso subsequente, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio.