Etapa estadual da IV Conae discute o futuro da educação brasileira

Paraná

27.06.2022

A etapa estadual da IV Conferência Nacional de Educação foi aberta nesta segunda (27), no Paraná, em um evento on-line transmitido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). A etapa precede a conferência nacional e tem como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. 

A IV Conae traz a oportunidade de o poder público discutir com a sociedade o desenvolvimento da educação nos próximos anos. Nesta etapa, o Comitê Estadual vai analisar e homologar emendas ao Documento Referência do Fórum Nacional de Educação (FNE) que foram apresentadas nas 32 conferências da etapa regional da IV Conae ― que aconteceu em abril. Será elaborado, ainda, o Documento Base do Paraná para ser encaminhado à etapa nacional, em novembro de 2022.

“A Conae é um espaço de debates, e estamos aqui para renovar as perspectivas da educação do Paraná. Estamos sem sombra de dúvidas em um momento de transformação no que diz respeito à qualidade, transformação e equidade” afirma Silvana Avelar, que representou o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, e o Conselho Estadual de Educação (CEE) no evento.

A conferência contou com uma mesa de abertura, que teve a participação de diferentes autoridades da educação a nível municipal, estadual e nacional. Em seguida, aconteceu uma palestra do coordenador do Fórum Nacional de Educação, professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, sobre a inclusão, equidade e qualidade na educação. 

“Este é o momento da Conae 2022 provocar ações tão necessárias à  educação brasileira”, defendeu o professor.

Eixos temáticos ― O tema da IV Conae possui três eixos principais de discussão. O primeiro é relacionado ao desenvolvimento do Plano Nacional de Educação 2024–2034, o segundo discute o uso da tecnologia relacionado à educação, e o último eixo debate a criação do Sistema Nacional de Educação (SNE). 

Programação ― A IV Conae conta com três dias de programação. O primeiro dia do evento, além da mesa e palestra de abertura, teve leitura e aprovação do regimento interno da IV Conae.  Na terça-feira (28), acontece a Plenária de Eixos e a Plenária de Segmentos Educacionais e Setores Sociais. Na quarta (29), último dia da IV Conae, acontece a Plenária Final e aprovação do caderno de emendas que será encaminhado à etapa nacional.