Estudantes relatam experiências do ensino integral e destacam projetos para o futuro

Amapá

16.02.2022

No intuito de desmistificar algumas ideias, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) conversou com estudantes de diferentes escolas do Novo Saber para que a escolha por esse modelo pedagógico possa ser fortalecida entre pais, responsáveis e estudantes no momento da matrícula.

Entre as dúvidas que pairam sobre esse modelo de ensino, é comum que a necessidade do estudante ficar dois turnos na escola pareça cansativo e por isso cause preocupação. Para o estudante de tempo integral, Felipe Oliveira, da escola Tiradentes, em Macapá, mesmo que tenha essa necessidade, os momentos são bem divididos e explorados.

“Estudo, projetos para a vida e empreendedorismo fazem parte da rotina. Há também momentos de lazer e descanso, duas refeições ao dia, fora os clubes extracurriculares. É um cansaço normal, como qualquer pessoa que passa o dia fora de casa e volta cansada, mas que tem um dia produtivo”, esclareceu Felipe.

O que acaba exemplificando a diferença entre uma escola de tempo integral e uma escola de tempo regular, nas palavras do aluno Lucas Lopes, da escola do Novo Saber Augusto Antunes (Santana), são as habilidades desenvolvidas a partir da metodologia pedagógica presente no modelo de ensino.

“Uma coisa importante que desenvolvi na escola de tempo integral foi a comunicação com os outros. Antes eu tinha muita vergonha de trabalhos em grupo, mas pelos desafios dessa metodologia, eu pude superar essa aversão”, comentou Lucas.

Como funciona a escola em tempo integral

O estudante permanece, dependendo da escola, em horário estendido de 7h30 às 17h, 7h30 às 13h50 ou 14h05 às 20h25, com horário para almoço e dois intervalos para lanches. Nesse modelo de ensino, o estudante desenvolve habilidades necessárias para o mercado de trabalho, liderança e para a vida. Atividades extracurriculares conforme as opções de grade de cada escola.

O estudante recebe estudo orientado, com apoio dos professores para trabalhar os pontos fracos, melhorando o desempenho escolar. Contam ainda com aulas experimentais em laboratórios, para aproximar a teoria da prática.

Matrícula no ensino integral

O período de matrículas para as Escolas do Novo Saber é de 14 a 16 de fevereiro. O estudante, pai ou responsável deve acessar o portal escolapublica.ap.gov.br para preencher o formulário de pré-matrícula, onde um dos itens é a escolha da unidade de ensino de tempo integral. Com o formulário preenchido, é só reunir os documentos obrigatórios e procurar a escola para finalizar a matrícula até o dia 18 de fevereiro.

Para conhecer o funcionamento de escolas com ensino de tempo integral e ter mais informação sobre as matrículas, basta ficar de olho nas redes sociais do Governo do Amapá e da Seed. Indicamos também o site querointegral.com/AP/ e o instagram @querointegral, específico do programa nacional dessa rede de ensino.

Por: Bárbara Ribeiro