Estudantes vencedores do Concurso Literário 2021 recebem premiação

Goiás

12.04.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), faz a entrega da premiação aos estudantes vencedores do Concurso Literário “Vozes da Literatura Negra Brasileira”, edição 2021. 

Receberão o prêmio, um tablet, 40 estudantes da rede pública estadual de ensino, sendo 23 na categoria Língua Portuguesa (produções textuais) e mais 17 na categoria Teatro (produções cênicas), de 24 coordenações regionais de Educação (CRE’s). 

Sobre a premiação

Os jovens talentos, vencedores desta primeira edição do Concurso Literário, receberão o prêmio, por regional. A entrega da premiação teve início no dia 6 de abril. 

O objetivo do concurso é ampliar a prática da leitura, pesquisa, produção cênica, teatral e o conteúdo cultural, além do exercício da escrita criativa, da inteligência dramática e da visão empreendedora dos estudantes e professores da rede pública estadual de ensino de Goiás. 

Sobre o concurso

O Concurso Literário “Vozes da Literatura Negra Brasileira”, foi realizado com vistas a incentivar, identificar, valorizar e dar visibilidade à produção literária e cênica de estudantes do Ensino Fundamental da rede pública estadual, através do fomento à cultura, em suas diversas possibilidades de expressão. 

Nesta edição, alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental inscreveram suas produções textuais e cênicas inéditas, realizadas a partir das referências artísticas e literárias estudadas com a temática “Vozes da Literatura Negra Brasileira”.

Os estudantes produziram textos em diferentes gêneros (parlenda, bilhete, trova, crônica narrativa, crônica humorística, crônica policial, cordel e música); representações cênicas lúdicas (estudantes do 1º ao 5º anos); e leituras dramáticas e cenas teatrais curtas (estudantes do 6º ao 9º anos).

A edição de 2022 já está em andamento e foi lançada no mês de fevereiro com o tema ‘Reconhecendo nossas Goianidades’. (Saiba mais no site https://cirandadaarte.com.br/ccl-reconhecendo-nossas-goianidades/)
 
Esta ação foi desenvolvida pela Seduc, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae/GO).