Tocantins
05.07.2024Enquanto a maioria dos alunos desfrutam as férias escolares, seis paratletas do Tocantins estarão numa rotina intensa de treinamento no Camping Escolar Paralímpico 2024, em São Paulo. Esta é a segunda fase do evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e uma das imersões mais importantes para os futuros paratletas profissionais do Brasil.
Foram convocados mais de 100 estudantes, com idade entre 12 e 14 anos, de todo o país, dentre eles os tocantinenses: Matheus Alves, do Colégio Militar do Estado do Tocantins (CPMTO) José Aluísio (Araguaína); Bruno Gabriel Coelho Damasceno, do Colégio Adventista (Palmas); Jheffersson Hallerrandro e Marcos Ricardo Cantuária, da Escola Estadual Eurico Mota (Xambioá); Aline Jordânia Carvalho e Hentony Santos, da Escola Estadual Machado de Assis (Araguanã).
O professor Rafael Gabarrão, da escola Estadual Machado de Assis, acompanha a equipe como técnico do atletismo. “É sempre uma alegria participar de eventos e competições representando o Tocantins. O Camping Escolar é uma oportunidade para que os nossos paratletas conheçam a rotina de treinamentos de alto rendimento, além de poderem ter seus talentos descobertos para seguir carreira como profissionais”, ressaltou.
Seleção de base
Após o camping escolar, o atleta Hentony dos Santos Carvalho continuará em São Paulo para participar da Semana de Treinamento 1 da Seleção de Base, que acontecerá de 14 a 20 de julho de 2024, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB).
A convocação traz uma perspectiva real para o futuro profissional do estudante tocantinense. Aos 16 anos ele tem marcas impressionantes no atletismo: 11’ na prova de 100m e 51’ nos 400m, além de acumular muitas medalhas de ouro e recordes nacionais em diversas edições das Paralimpíadas Escolares.
“Estou muito feliz em poder participar do camping escolar mais uma vez e por ter sido convocado para o Treinamento da Seleção de Base. Essa é uma oportunidade importante para mostrar do que sou capaz e poder no futuro representar o Brasil como profissional”, contou empolgado.
Parajets
Os estudantes que irão a São Paulo foram selecionados após participarem das Paralimpíadas Escolares 2023. A seletiva para o evento nacional foi a 9ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do Tocantins (Parajets), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Os Parajets fazem parte das inúmeras ações do Governo do Estado, por meio da Seduc, que utilizam o desporto escolar com o objetivo de desenvolver integralmente os nossos estudantes. Ao promover treinamentos, competições e apoiar a participação dos nossos paratletas em eventos nacionais e internacionais buscamos a inclusão e ampliar as possibilidades para que os talentos sejam revelados e que nossos meninos e meninas possam construir carreiras de sucesso no esporte paralímpico”, enfatizou o diretor de Desporto, Cultura e Lazer da Seduc, Tiago Evangelista.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins