Estudantes tiram 960 pontos na Redação do Enem após muita prática e leitura

Mato Grosso

14.04.2021

Duas estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas estaduais de Itiquira (357 km ao sul de Cuiabá), se destacaram nas notas da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, ficando entre as melhores do país. Mariane Guerro de Souza, e Rafaella Frederico Almeida, da EE Dom Aquino Correa, fizeram 960 pontos.

A preparação das alunas para encarar a Redação do Enem, uma das provas mais difíceis e temidas pelos estudantes, foi a mesma: muita prática - com produção e correções de redações de forma frequente a fim de melhorar a estrutura textual- e dedicação à leitura, a fim de incrementar o vocabulário.

Mariane, de 19 anos, manteve a prática de redações uma vez por semana e de leitura, principalmente livros de literatura brasileira que são cobrados em vestibulares. Com isso, melhorou a parte de argumentação e de estrutura de texto, aprendendo a “usar as palavras”, na definição da aluna. 

“No meu último ano do Ensino Médio eu não tinha conseguido uma nota muito boa na Redação, e sabia que precisava focar nisso, porque era uma coisa que eu tinha mais facilidade. Como eu não tinha essa facilidade com exatas, então eu foquei na Redação para minha média no Enem subir um pouco mais”, contou a estudante, que quer entrar na faculdade de medicina veterinária.

Persistência

A preparação de Rafaella, de 19 anos, incluiu reconhecer as próprias dificuldades em produzir as redações. Quando fez o Enem, logo ao sair do Ensino Médio, em 2019, a nota na Redação foi 740, pontuação que não era ruim, mas insuficiente para o curso que ela queria, medicina.

“Eu tinha muita dificuldade, não conseguia sair dessa nota nos simulados. Eu sofria muito, não conseguia argumentar muito bem. Então, procurei ajuda com professores para ver como podia melhorar isso. Uma das coisas que mais fez diferença foi a prática. Eu chegava a fazer três redações por semana”, contou. 

A leitura de redações nota 1000 no Enem, de obras literárias brasileira e de conteúdos de história e sociologia também fez a diferença para ajudar na construção da argumentação nas redações. Isso fez com que ela conseguisse, por exemplo, citar dois livros clássicos na Redação de Enem: O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Franz Kafka.

Para quem está começando a se preparar para o exame deste ano, ela recomenda ter boa orientação de professores e ter persistência para continuar praticando as redações, corrigindo os erros trazidos pelas correções.