Sergipe
19.05.2020A aluna Ellen Victoria Santos Silva, do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, e o jovem Marcos Vinicius Menezes Santos, ex-aluno do Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, são os dois estudantes de Sergipe selecionados para participar do English Immersion Program 2020, projeto de imersão na língua inglesa oferecido aos semifinalistas do programa Jovens Embaixadores, iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Ao todo, o curso contará com 81 participantes.
Adequando-se ao formato online a fim de respeitar as medidas de prevenção ao novo coronavírus, o curso, que acontece tradicionalmente na modalidade presencial, em Brasília, ocorrerá no período de 26 de maio a 04 de junho de 2020, no ambiente virtual. Para tanto, foi desenvolvida uma programação cheia de atividades interativas, jogos, palestras, rodas de debate sobre temas relacionados à cultura e à sociedade norte-americanas, oficinas sobre ações de empreendedorismo e impacto social, bem como algumas tarefas.
“A decisão de empreendermos um esforço e realizar o EIP em 2020 em formato online foi uma deferência desta Missão Diplomática aos jovens incríveis que chegaram à etapa semifinal de seleção do programa Jovens Embaixadores. Queremos apoiá-los em sua constante busca por mais conhecimento e aprendizagens”, disse Márcia Mizuno, assessora sênior para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada dos EUA.
Expectativas
Para a aluna Ellen Victoria, as expectativas são as melhores. Residindo em Itabaiana, ela afirma que desde pequena sempre gostou de estudar línguas estrangeiras, mas foi o inglês que lhe chamou mais atenção. “O english immersion é muito importante para mim porque me fez acreditar em mim mesma e perceber que posso alcançar minhas metas. Quanto ao curso, acredito que vou aprender muito com tudo que o programa tem a oferecer, e melhor, me divertir no processo”, disse a estudante, que pretende ingressar no curso superior de Relações Internacionais.
Com o lagartense Marcos Vinícius o entusiasmo não é diferente. O jovem, que concluiu o ensino médio no ano passado, coleciona muitas participações em programas de intercâmbio e já trabalha novas perspectivas de estudo da língua estrangeira fora do país. De acordo com ele, a iniciativa da Embaixada dos EUA tem um papel muito significativo na construção do empreendedorismo social, que tem participação direta nas mudanças que ocorrem nas comunidades. “Espero que com essa experiência eu possa conhecer outros jovens que estejam engajados nesse mesmo propósito”, destacou o ex-aluno do Abelardo Romero, aprovado no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O programa
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Entre os nossos principais colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos – BNCs, além de empresas que demonstram um claro comprometimento com a responsabilidade social corporativa: FedEx, MSD e IBM.
As instituições parceiras do Programa Jovens Embaixadores incluem as secretarias estaduais de educação e uma ampla rede de centros binacionais em todo o Brasil, que participam ativamente no processo de seleção dos Jovens Embaixadores, aplicando testes, entrevistando os candidatos, etc.
Em Sergipe, o programa Jovens Embaixadores é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seads).