Estudantes sergipanos garantem credenciais em feiras científicas nacionais e internacional

Sergipe

28.09.2022

Os estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, unidade que oferta Ensino em Tempo Integral no município de Canindé de São Francisco, no Alto Sertão sergipano, representaram Sergipe entre os dias 19 e 24 de setembro em duas importantes feiras científicas, a 4ª Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (Fenadante), em São Paulo, onde foram premiados em primeiro e terceiro lugar nas categoria Ciências Agrárias e Ciências Humanas; e a Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, na Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca/AL (Mocite), cujo trabalho garantiu primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra.

O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, acompanhou os estudantes na Fenadante. “É um evento muito bem organizado com possibilidade de interação intensa dos alunos, penso que uma experiência única para eles, pois ao final obtiveram a premiação da comissão externa em quatro áreas. Nossos projetos foram reconhecidos, estudantes e professores garantiram participação efetiva em feiras importantes no Brasil e na América Latina”, disse.

Em Arapiraca, durante a Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia, os projetos Lahútan Cosmetique, Farma Sertão, orientados pela professora Lark Soany; e o projeto Cicatricamp, orientado pelo professor Alex Cordeiro, foram premiados e garantiram credenciais para outras feiras científicas. De acordo com a professora Lark Soany, o Farma Sertão ficou em primeiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, ganhou duas credenciais, uma para a Muestra Científica Latinoamericana, no Peru, e a outra para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia em Novo Hamburgo/RS.

O projeto Lahútan Cosmetique ganhou o prêmio destaque em incentivo à pesquisa e três credenciais: Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação, em São Lourenço da Mata/PE; Feira Mineira de Iniciação Científica; e a Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí em Belém/PA. O Cicatricamp ficou em segundo lugar na categoria Ciências da Saúde e ganhou uma credencial para a Expo Nacional MILSET Brasil, em Fortaleza. Ao lado das colegas Erisandra e Yasmin, a estudante Ana Clara esteve em Arapiraca para apresentar o projeto Farma Sertão, que produz fitoterápicos a baixo custo, transformando saberes populares em conhecimento científico.

“Foram dois dias de apresentações ricas em conhecimento e únicos para a vida. Conhecer os demais projetos foi um privilégio. Queria que outras pessoas tivessem oportunidades como essa. A participação de alunos em feiras científicas é de extrema importância como pessoa e profissional, abre diversas fronteiras de aprendizagem. É surreal ver como o projeto alcançou tanta gente, e como a comunidade aprende, juntamente conosco, sobre a importância da ciência na vida de todo mundo”, contou Ana Clara.

Na 4ª Fenadante, realizada no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, foram apresentados os projetos Sertanejas Cientistas - A Ciência do Alto Sertão e Lactaneja - Bebida láctea sertaneja, ambos orientados pela professora Lark Soany, com a colaboração dos professores/as Marisa Gomes e Alex Cordeiro. Segundo a professora Lark Soany, a Lactaneja - Bebida Láctea Sertaneja foi premiada com o primeiro lugar da categoria ciências agrárias e recebeu uma credencial para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia em Novo Hamburgo/RS. O Sertanejas Cientistas ficou em terceiro lugar na categoria de Ciências Humanas e ganhou uma credencial para a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

A jovem Anne Gabriela de Freitas Almeida, do 3° ano, esteve em São Paulo para apresentar o projeto. Ela conta que participar de uma feira de ciências em escala nacional e internacional é uma experiência única. “É indescritível, só entende mesmo quem vive, conhecer outras pessoas, outras culturas, fazer amizades que estarão sempre guardadas com a gente é algo inexplicável. Felizmente teremos a oportunidade de vivenciar tudo isso novamente. Além do 1° lugar, fomos contemplados com uma credencial para a Mostratec, que é uma das maiores feiras brasileiras. Estamos ansiosas para novas experiências”, contou.

O estudante Reynan Rodrigues de Oliveira está envolvido no projeto Lahútan Cosmétique, que objetiva criar um kit de higiene pessoal sustentável, produzindo cosméticos menos degradantes para a natureza. “Juntamente com toda a equipe Lahútan, estamos confiantes para essas feiras e ansiosos para os momentos inesquecíveis que iremos viver. Para todos os estudantes que têm oportunidade para participar de momentos como esse, aproveitem, é muito gratificante saber que o seu esforço está sendo reconhecido pela família e comunidade, é sentir que suas palavras são importantes. São momentos como esses que quero levar para minha vida escolar, pessoal e profissional”.