Estudantes da Paraíba selecionados no Programa Gira Mundo 2019 participam de solenidade de pré-embarque

Paraíba

28.01.2020

Nessa segunda-feira (27), o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realizou a solenidade de pré-embarque dos 300 alunos selecionados no Programa Gira Mundo Estudante em 2019. Na solenidade, ocorrida na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, também houve a entrega simbólica de passaporte e de kit de viagem para os estudantes. A ação do Governo do Estado representa um investimento de R$ 9 milhões e viabiliza o intercâmbio dos alunos na Colômbia, Espanha, Canadá, Chile, Argentina e Reino Unido em fevereiro e março deste ano. 

Na ocasião, o Governador, João Azevêdo, destacou as ações do Governo do Estado para fortalecer a educação pública da Paraíba e assegurou a ampliação do programa Gira Mundo. “Esse é um momento de celebração e representa uma experiência única para muitos que terão a oportunidade de viver uma cultura diferente, de aprender um novo idioma e de apresentar o Brasil e a Paraíba ao mundo. O governo tem feito um esforço muito grande no sentido de destinar recursos para a educação, que permite a realização de sonhos, como o intercâmbio. Além dos investimentos nas estruturas físicas das escolas, também temos trabalhado na área pedagógica, com a qualificação dos professores, realização de concursos e ampliação das Escolas Cidadãs Integrais e queremos que cada um aproveite ao máximo essa chance”, frisou.

O gestor também ressaltou que mais 400 alunos estarão embarcando para outros países no segundo semestre de 2020. “Desse número, 40 são para a área técnica e queremos incluir também mais dez bolsas na área de música e artes, dentro do que está estabelecido no nosso programa de governo, fortalecendo tanto o Prima, quanto o Gira Mundo”, acrescentou. 

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirmou que o Gira Mundo representa uma ação impulsionadora da Rede Estadual de Ensino. “Esse é um programa muito interessante porque introduz uma nova visão de mundo aos estudantes que vão conviver durante um semestre letivo em outro país. Além de aprender uma nova língua, eles vão ter acesso a novas culturas, costumes e desenvolver novas aptidões, o que se configura não só como um aprendizado escolar, como pessoal e esse conhecimento volta para a comunidade escolar”, disse. 

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, falou do orgulho de participar da solenidade e enalteceu o olhar diferenciado do governo estadual para os paraibanos. “Eu fico emocionado ao ver uma aluna da escola pública discursar em inglês, o que comprova que se pode superar dificuldades e ultrapassar barreiras, quando se quer. Eu sou o que sou, graças à educação e ao conselho da minha mãe que me ensinou a sonhar e a lutar e eu espero que todos os estudantes voltem com vontade de conquistar novos espaços”, comentou. 

O coordenador do programa Gira Mundo, Túlhio Serrano, afirmou que o intercâmbio abre portas no mercado de trabalho e potencializa o capital humano. “Essa é uma ação muito importante para o desenvolvimento da educação e da vida pessoal dos estudantes que vão voltar para o Estado, motivando outros alunos, que mudarão suas vidas e da sua comunidade; esse é um investimento muito alto e que tem um retorno muito grande para a sociedade paraibana”, relatou. 

A representante do consulado do Canadá, Izabela Duarte, evidenciou a ação inovadora do Governo do Estado. “É uma satisfação enorme para o Canadá receber os estudantes paraibanos, o que representa uma troca cultural bilateral. Essa é uma chance sensacional que os alunos da Paraíba têm de crescer como pessoas e de levar a cultura paraibana para outro país, além de ser uma oportunidade ainda melhor de iniciarem a vida produtiva”, declarou. 

Dos 300 alunos selecionados, 20 irão para a Colômbia, 50 para a Espanha, 130 para o Canadá, 40 para Chile, 40 para Argentina, e 20 para o Ensino Técnico no Reino Unido. Os estudantes embarcam para Espanha, Reino Unido, Canadá e Colômbia em fevereiro, e para Argentina e Chile em março.

Durante a estadia, os estudantes moram em casas de famílias nativas, frequentam um semestre nas escolas secundárias e recebem uma bolsa de R$ 750,00 mensais e todo custeio de passagens, emissão de passaporte, visto, moradia, alimentação, transporte e seguro de saúde por um período de um semestre, ofertados pelo Governo da Paraíba. Já para o Reino Unido, o curso técnico tem duração de três meses.

Os estudantes também terão a oportunidade de desenvolver outros idiomas, interagir com novas culturas e métodos de ensino. Ao retornarem, se tornam multiplicadores do Programa em suas regiões e desenvolverão ações voltadas à melhoria da educação no estado da Paraíba.

A estudante Sara Evelin dos Santos, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Bráulio Maia Júnior, em Campina Grande, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade de realizar seu sonho de fazer um intercâmbio no Reino Unido. “Minha família não tinha as condições financeiras para isso, mas persegui meus sonhos, que se tornam realidade e abrirá portas para a minha vida porque vai me acrescentar muitos conhecimentos, aumentar a minha visão de mundo e me tornar uma pessoa melhor. Essa é a minha primeira viagem internacional e estou extremamente ansiosa”, disse. 

Alexandre Magno Negreiros, aluno da ECIT Conselheiro José Braz do Rego, em Boqueirão, também falou da expectativa para a viagem à Espanha. “Sei que vou viver momentos de aprendizagem e de evolução emocional e profissional. Eu acho que minha ficha só vai cair quando eu chegar lá, mas eu sinto uma alegria que não consigo conter e estou muito feliz porque é resultado do meu esforço de passar em todas as etapas do processo seletivo”, falou. 

A aluna Camilly Barbosa da Escola Cidadã Integral (ECI) Hortêncio de Sousa Ribeiro, em Campina Grande, já pensa em cursar universidade fora do Brasil, após o intercâmbio. “Eu vou poder realizar um sonho, conhecer uma nova cultura e novas pessoas e eu quero muito desenvolver a língua que acho tão bonita e, além disso, é um requisito no mercado de trabalho”, afirmou.

A solenidade também foi prestigiada por deputados estaduais, prefeitos e auxiliares do Governo da Paraíba.