Piaui
21.01.2025Seis estudantes piauienses foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), iniciativa do Ministério da Educação que promove o protagonismo juvenil em discussões sobre os sistemas educacionais dos países da região.
Ao todo, o programa reúne 81 estudantes de todo o Brasil, com seis representantes de cada estado. Na etapa nacional preparatória, os projetos selecionados passarão por votação para definir os participantes do Parlamento. Os candidatos realizarão campanha eleitoral entre 10 e 18 de fevereiro, e as eleições ocorrerão de 19 a 21 do mesmo mês.
Iulla Walleska Miguel de Souza, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, foi selecionada com o projeto "Escolas Climáticas por meio da Agroecologia e Arborização", que visa enfrentar as mudanças climáticas por meio de práticas sustentáveis nas escolas. “Pretendo usar redes sociais e conversas diretas para alcançar mais pessoas e mostrar a importância de agir coletivamente. Quero representar os jovens com responsabilidade e compromisso”, afirmou a estudante, que destacou o papel do professor orientador, Antônio William.
Ana Vitória Gonçalves, do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, desenvolveu um projeto focado no meio ambiente escolar, com o objetivo de unir família e escola. “Farei tudo ao meu alcance para implementar este projeto e conto com a ajuda dos colegas e das famílias para enfrentar os desafios ambientais”, disse.
Outro selecionado, Irwing de Melo Koppes Filho, do Ceti Professor Edgar Tito, em Teresina, apresentou o projeto “Como amenizar a produção de lixo no ambiente escolar”. Ele planeja realizar palestras e rodas de conversa durante a campanha eleitoral. “Vou mostrar meu empenho para desenvolver o projeto na comunidade escolar”, destacou.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou os estudantes e destacou a importância do Parlamento Juvenil do Mercosul como espaço para a liderança juvenil. “Parabenizo cada um pela conquista, que demonstra talento e compromisso. Trabalhamos para incentivá-los por meio de ações como o fortalecimento dos grêmios estudantis, essenciais para o exercício da liderança, do diálogo e da cidadania”, afirmou.
Critérios de participação
A seleção foi aberta a alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas. Os candidatos deveriam ter boa frequência escolar, com no mínimo 75%, e aprovação em todas as disciplinas no primeiro semestre de 2024. Também era exigida capacidade de convivência com pessoas de diferentes culturas, além de autorização dos pais para viagens nacionais e internacionais supervisionadas.
No Piauí, 111 projetos foram inscritos. Os critérios de avaliação incluíram originalidade, relevância para a comunidade escolar e viabilidade de execução. O resultado preliminar será divulgado em 24 de fevereiro, e o oficial, em 7 de março. A etapa internacional do PJM está prevista para ocorrer de 11 a 13 de agosto.
Estudantes piauienses selecionados
1. Ana Vitória Soares Gonçalves – Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto (São Miguel do Tapuio)
2. Lorrany Canuto Pereira da Silva – Ceti José Narciso da Rocha Filho (Piripiri)
3. Letícia Bianca de Carvalho Gomes – Ceti José Borba de Carvalho (Jardim do Mulato)
4. Irwing de Melo Koppes Filho – Ceti Professor Edgar Tito (Teresina)
5. Maria Luiza do Nascimento Costa – Ceti Professor James Azevedo (Teresina)
6. Iulla Walleska Miguel de Souza – Ceti Cônego Cardoso (Castelo do Piauí)